sábado, 8 de setembro de 2018

Sistema Carcerário (O Amor e a Política) cap.37

A Flor e o Beija-Flor

A linha do horizonte que separa os corpos apagou-se desgastando-se na ternura do nosso amor. Perdemo-nos um no outro, e já não sabemos onde termina a terra e principia o céu! Já não há mais nada no meio entre o Alfa e o Ômega.

---------------------------------

A nossa sociedade está estruturada para produzir pessoas com desequilíbrio mental, emocional e físico. Pessoas intolerantes, impulsivas, homofóbicas, machistas, fanáticas, racistas, etc. Temos uma sociedade que é um terreno fértil para o desenvolvimento de muitos egos!

Neste terreno é normal que o número de infratores cresça e as prisões fiquem superlotadas. Mas nas prisões só ficam os infratores comuns, maioria, os que alimentam os grupos do Crime Organizado. De vez em quando são presos alguns líderes, mas ainda assim, não são os principais. Compreendo que os principais articuladores estão protegidos por políticos, por juízes e pelas Forças de Segurança. Estes, certamente não podem ser presos, e se houvesse uma vontade de prendê-los, com certeza é sabido onde estão. Mas devem ser intocáveis.

Nosso sistema carcerário é uma fábrica de fazer criminosos. Um infrator entra e sai como um profissional no crime...

Se temos vontade de melhorar a segurança pública precisamos investigar todos os modelos de sistema prisional em outros países, aproveitar as ideias que estão dando bons resultados, e usar as boas ideias que os brasileiros temos.

Podemos criar sistemas onde os infratores trabalhem para pagar as suas despesas no cárcere, onde trabalhem para produzir para o Estado, e com métodos de "Recuperação"!

A questão da segurança pública é muito séria para que alguém venha publicamente dizer que vai resolver dando armas para a população, matando bandido, etc. Estas colocações são energias para manipular as massas, são propostas superficiais que não deixam claro a complexidade do problema com a segurança pública. Estes discursos de ódio, de violência, acabam agradando a maioria que está revoltada com toda a situação do país... Aí está um problema grave! Se pessoas com estes discursos tomarem o poder, poderemos correr sérios riscos...

Penso que pensamos analisar com profundidade todas as questões. Assim eu compreendo, mas estou aberto para reflexões diferentes, para analisar considerando visões diferentes das minhas.

Voltarei a escrever amanhã.

Fraternalmente,


Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário