domingo, 9 de setembro de 2018

Educação (O Amor e a Política) cap.38

Necessito retirar do ostracismo a pérola que é a minha alma!

---------------------------------

Um professor que sabe muito e não tem didática para ensinar, faz com que a sua aula se torne desagradável. Uma matéria que não me atrai, ensinada por um professor que tem o dom da palavra, se torna interessante!

O verbo é poderoso, pode ser usado para o bem ou para o mal, como qualquer outra ferramenta de poder.

A minha vontade é de propor investimentos para a Educação Pública, para que sejam feitos projetos de pesquisa no sentido de aprimorar os métodos de ensino. Cursos frequentes capacitando os professores para desenvolverem a habilidade da oratória didática, para se tornarem cada vez mais capazes de tornar o ensino interessante para os alunos.

O Estado precisa custear grupos de educadores para viajarem pelo mundo, fazendo contato com métodos inovadores na educação, e viajarem também para diferentes estados brasileiros, com o mesmo propósito. Depois organizarem congressos frequentes com trocas de informações, trabalhando para aprimorar a nossa educação.

Os professores precisam de melhores recursos, jornada de trabalho reduzida, salários justos. Professores ansiosos, descontentes, sem estrutura para trabalhar, se tornam professores ansiosos, revoltados e vão transmitir isto para seus alunos.

Na minha percepção necessitamos de filosofia desde o ensino fundamental, para formar pensadores, pessoas com senso analítico, que saibam fazer uma leitura da nossa sociedade e buscar soluções. Necessitamos de muita literatura, de obras inspiradoras e ricas em conteúdo que estimule a formação de seres íntegros. A literatura desenvolve a capacidade de aprofundamento, concentração, pensamento reflexivo. Necessitamos de muita redação, pois quando aprendemos a escrever bem, estamos desenvolvendo a capacidade de elaborar pensamentos claros, coerentes, pertinentes, sensatos. Necessitamos de muitas atividades artísticas para que os jovens desenvolvam o centro emocional de forma saudável. Necessitamos de educação política, pois se o Estado nos obriga a votar, então o Estado tem a obrigação de nos dar educação para o despertar da consciência política.

Para melhorar a segurança pública e combater a criminalidade necessitamos investir em educação, para formarmos adultos capazes de transformar a nossa sociedade, no futuro. Com uma boa educação os jovens formam uma estrutura mental e emocional equilibrada e se protegem do mundo das drogas e do crime.

No próximo capítulo falarei da importância da saúde pública para se estabelecer a segurança pública.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário