domingo, 16 de setembro de 2018

Momento reflexivo (O Amor e a Política) cap.42

Embrião da Paz

Quando a alma se une ao amor a semente de luz fecunda o espírito. O embrião da paz, no ventre do justo, ao nascer é a verdade que liberta: Consciência!

À medida que este anjo vai se desenvolvendo em sabedoria as correntes da cegueira-ego vão se desfazendo, vai se libertando da ignorância do ciúmes, da inveja, do orgulho, dos fanatismos, etc.

---------------------------------

A criança nasce e entra em contato com diferentes bactérias e vírus, aos poucos seu organismo vai desenvolvendo anticorpos e ela vai se tornando resistente, preparada para a vida. O período da primeira infância é muito delicado para a(o) bebê, muitos riscos. Alguns não conseguem sobreviver...

Vejo que nossas almas seguem este processo indefinidamente, fazer contato com vírus e bactérias psicológicas, estímulos externos que nos fazem criar defeitos psicológicos, egos. Se não vencemos, se não superamos, se não eliminamos os egos, nossa  consciência fica adormecida, aprisionada nestes vícios psicológicos: ciúmes, arrogância, intolerâncias, fanatismos, competições, homofobias, racismos, machismo, luxúrias, raiva, etc.

Podemos olhar para a existência humana de diferentes perspectivas, cada um faz a sua escolha. Podemos ver os acontecimentos como acidentes, acasos, injustiças, sortes, etc. E também podemos ver tudo como sendo lições para o crescimento interior de cada um. De uns tempos pra cá venho me educando para ver os acontecimentos como uma lição.

As guerras, a inquisição, a escravidão, o racismo, e tantos problemas que temos criado ao longo da existência humana, estão registrados na nossa história, servindo como referências para que reflitamos sobre o nosso nível de consciência.  Os atuais acontecimentos aqui no Brasil, na venezuela, na Síria... A história de cada país, seus problemas políticos, seus problemas sociais, etc.

Na minha adolescência eu estive muito ligado a espiritualidade, a filosofia e a psicologia, buscando compreender a existência humana por meio destas matérias; agora estou me voltando para o universo da política e continuo buscando compreender a existência humana, dentro deste enfoque.

Estou ficando encantado com esta nova forma de lidar com a existência humana, dentro do universo da política. Mas, por várias vezes tenho sentido a vontade de abandonar a política, estou me decepcionando muito com o que estou vendo. Preciso ser forte e seguir, não confundir a política como o que fizeram dela. Vou buscar construir a minha política, uma  política de amor, e me desenvolver dentro dela.

Voltarei a escrever no próximo final de semana.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário