sábado, 1 de setembro de 2018

O desafio de buscar a harmonia coletiva (O Amor e a Política) cap.24

Liberdade é a compreensão do princípio que dá vida ao caos, dominando-o com a leveza de uma criança que movimenta a felicidade da alma em um sorriso!

---------------------------------

Como indivíduo estou há mais de 30 anos buscando a harmonia no meu interior, sigo nesta busca desde a puberdade. Hoje estou muito realizado com os resultados da minha busca! Mas isto é particular, não posso compartilhar com ninguém. Vocês podem ter uma noção de quem eu sou por meio de uma análise das ideias que transmito e pelo meu comportamento, caso convivam comigo.

Quando vou buscar harmonia com uma ou duas pessoas, a história é totalmente diferente, pois esta pessoa é outro universo e esta pessoa talvez esteja com seu universo em conflito. Em se tratando de uma cidade, um estado, um país, a história passa a ser um desafio para um titã! Estabelecer harmonia em uma população?!

Tem pessoas que por algum contratempo no trânsito saem do carro e chamam pra briga; tem pessoas que aumentam o volume do som no seu carro, ao máximo, e saem pela cidade como se todos os outros fossem obrigados a gostar da música que elas estão ouvindo; tem pessoas que respeitam a natureza e os animais; tem pessoas que brigam por causa de cachorro, futebol, religião, política; tem pessoas buscando viver em harmonia com a natureza, com simplicidade; tem homens agredindo mulheres; homens agredindo homossexuais; homens agredindo pessoas mais vividas; pessoas abusando de crianças; tem pessoas matando por causa de religião; pessoas cultas que apoiam ditadores; enfim... Acho incrível que a humanidade ainda está em pé, com tanta loucura, tanta inconsciência, tantas divergências!

Como estabelecer uma harmonia coletiva?

Conversei com algumas pessoas amigas sobre a minha vontade de contribuir com a nossa sociedade, mostrando um protótipo de projeto relacionado com a ideia do "Governo Popular". Por conta das sugestões e comentários que fizeram pude me tornar mais consciente da problemática de lidar com muitas pessoas.

Para uma simples reunião de condomínio é difícil reunir poucas pessoas, e quando as reuniões acontecem, fica difícil serem bem sucedidas. Os condôminos brigam por causa de cachorro, vaga de garagem, som alto e vários outros problemas que poderiam ser resolvidos com o bom senso, se as pessoas respeitassem os direitos dos demais.

Apesar de tudo isto que escrevi, ainda sinto a vontade de lutar por uma sociedade melhor, e tenho fé na possibilidade de encontrar uma fórmula que nos ajude.

No próximo capítulo vou fazer começar um relato de adaptações no projeto do "Governo Popular".

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário