sábado, 4 de agosto de 2018

A meditação por um mundo melhor (O Amor e a Política) cap.03

Vazio... Presença de um silêncio solitário...

---------------------------------

No capítulo anterior eu escrevi sobre a espiritualidade e a política, neste capítulo vou complementar a reflexão.

Não duvido do poder da oração. Eu crio orações e as utilizo em vários momentos dos meus dias, para gerar energias por meio das quais eu movimento o SER que sou. As orações por si só não me transformam, elas fazem parte de um processo, as transformações dependem do meu trabalho para mudar o meu comportamento.

Vez ou outra vejo propagandas convidando as pessoas para praticarem meditação pela paz mundial, em determinado período, em qualquer parte do mundo. Nestas propagandas fica evidente a intenção de agrupar muitas pessoas ao mesmo tempo para gerar uma força espiritual no sentido de produzir a paz.

A prática espiritual predominante no Tibete é o Budismo. É informado que na cidade Tibetana chamada Serthar estão mais de 40 mil monges por toda parte. Imaginem mais de 40 mil praticantes de meditação em uma mesma região! Se a meditação em grupo gera a energia da paz, então o Tibete deveria estar protegido pela paz... Só que não...

O Tibete foi invadido pela China e o líder Tibetano, o Dalai Lama, fugiu para uma região da Índia. Segundo informações, o Dalai Lama está no exílio desde 1959. O Tibete já está há mais de cinquenta anos sendo dominado pela China.

Sou a favor das orações e meditações pela paz mundial, mas os seres humanos precisamos usar das energias geradas pelas práticas espirituais para transformarmos o mundo, com ações!

Várias tribos indígenas, pacíficas, vivendo em harmonia com a natureza, foram invadidas e destruídas por seres humanos egoístas... Viver em comunhão com a natureza é como uma oração de paz, mas esta energia também não foi suficiente para proteger estes seres pacíficos...

Não busco a transformação pela força bruta, com a guerra, mas busco a transformação com atitudes conscientes, inteligentes. É importante sermos pacíficos, mas é importante que também sejamos inteligentes e não fiquemos à mercê dos egos.

A degeneração da nossa humanidade se deu por meio de atitudes inconscientes, compreendo que a regeneração também deverá acontecer por meio de atitudes, mas atitudes conscientes.

Eu não alimento a ilusão de que os seres humanos vamos nos regenerar em massa e mudaremos o rumo dos acontecimentos no mundo. Não trabalho neste sentido. Busco a transformação da minha pessoa, o meu despertar da consciência, e sei que cada indivíduo pode fazer isto por si. E acho que cada indivíduo que tenha o mínimo de consciência pode ajudar muitas pessoas, conseguindo que tenham alimento, roupa, trabalho, moradia, e oferecendo também apoio espiritual. Ação, atitude!

Faço votos que as pessoas religiosas comecem a voltar a sua atenção para a política, e eduquem a própria consciência para atuar politicamente por um mundo melhor. Ficar reclamando pelos cantos, nas padarias, nas farmácias, nas escolas, não vai adiantar... Precisamos de atitudes!

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário