sexta-feira, 24 de agosto de 2018

O povo no poder (O Amor e a Política) cap.19

No interior do átomo não há solidão, há uma festa onde estão de mãos dadas, o universo e a onipresença!

---------------------------------

Hoje eu abri a página do "Poesias Para o Despertar" e vi que apareceu publicamente um capítulo com fragmentos de mensagens. Não sei como este erro aconteceu. 

---------------------------------

Vou apresentar uma ideia baseada em uma proposta de "Governo Popular" que escrevi em outros capítulos.

Abrir uma página na internet e nela inserir vários grupos. O grupo dos artistas, outro para a juventude, outro para os educadores, ambientalistas, mais vividos, etc. Convidar a população do Distrito Federal para que participem do projeto.

Os artistas do Distrito Federal se cadastram no grupo dos artistas, a juventude se cadastra no grupo da juventude, etc. Por meio do Cadastro um grupo de coordenadores entra em contato e marca uma reunião com os grupos, separadamente.

Os artistas do Distrito Federal se reúnem e elegem seus porta-vozes. A partir deste momento os porta-vozes dos artistas passam a coordenar este grupo. O mesmo é feito com os demais grupos.

Os porta-vozes de todos os grupos se reúnem e elegem uns cinco porta-vozes para representar este Governo Popular. Estes cinco fazem contato com todos os grupos e organizam durante os próximos quatro anos uma campanha para escolher candidatos para a próxima eleição, todos com disposição para doar cinquenta por cento do salário de parlamentar para a saúde pública, e todos dispostos a entrar com a condição de serem representantes do governo popular, acatando as determinações do povo.

Se o Governo Popular tiver uma maioria da população cadastrada, conseguirá eleger facilmente seus representantes, candidatos selecionados por competência, pessoas comprometidas com a sociedade, que reúnam os atributos necessários para assumirem os cargos. Estes candidatos, maioria na Câmara Legislativa, e também um Governador promovido pelo Governo Popular, estabelecem as leis propostas pelo Governo Popular, com facilidade.

Hoje temos um sistema eleitoral que estimula a candidatura de pessoas puxadoras de votos, artistas, esportistas, empresários, pessoas com popularidade, independente de ter ou não potencial e capacidade para ser um representante popular. É como você fazer uma eleição para eleger uma babá para cuidar do seu filho recem nascido, e for eleita uma babá popular, mas que não sabe sequer dar banho em um bebê... Seu bebê corre o risco de morrer de maus tratos! Assim é o Brasil, cheio de políticos escolhidos não por competência, mas por popularidade, por serem puxadores de votos.

Se o Governo Popular eleger seus representantes, poderá fazer muitas mudanças, como por exemplo:

* Diminuição dos salários dos parlamentares;
* Mudança no sistema eleitoral;
* Mudança no sistema de gestão dos parlamentares;
* Retirada das indicações de administradores para órgãos públicos, ficando as direções ocupadas por funcionários de carreira, competentes, concursados, etc;
* Inclusão de grupos de voluntários do povo para acompanhar todos os trabalhos dos parlamentares, entrada e saída de recursos, execução de obras, etc;

Se a iniciativa funcionar no Distrito Federal e for copiada em outros estados, o Governo Popular poderá mudar todo o Congresso, mudar os Três Poderes, moralizar a política no Brasil. Assim eu compreendo.

Estou aberto para questionamentos, para sugestões. Esta é uma ideia que apresento, pode dar certo, pode ser aprimorada ou substituída por uma ideia mais eficiente. O importante é buscarmos soluções.

Hoje só posso escrever este capítulo e amanhã talvez não possa escrever, talvez tenha que participar de um evento durante a noite.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário