domingo, 19 de agosto de 2018

Inteligência coletiva (O Amor e a Política) cap.18

Na choupana rústica vê-se, do matuto, o SER.

O chão de terra batida, limpo; a porta trançada em galhos, firme; nas palhas do teto o tom da rede; no espaço o ar que inebria o peito. À frente da pele dourada, o mirante, a luz de um olhar de profundo sereno, repousa no olhar que com ele cruza, a paz de uma noite de estrelas e lua!

Homens de loucura mostram seus corações em moradas frias, ausentes de alma... Olhares perdidos, palavras vaidosas, ausência da terra do paraíso.

---------------------------------

Ontem, na transmissão ao vivo que fiz pelo facebook, uma  pessoa me perguntou sobre a minha proposta política para a educação. Falei de um projeto social e também falei um pouco sobre a inteligência coletiva, com outras palavras.

Se eu for eleito tenho vontade de trabalhar para realizar este projeto, e caso não seja eleito, tenho vontade de trabalhar neste sentido como um cidadão fora da política.

A ideia está sobre a reflexão que já fiz sobre o "Governo Popular".

Abrir uma página na internet para os educadores do Distrito Federal, professores, coordenadores pedagógicos, etc, de escolas públicas e particulares. Fazer contato com as escolas e convidar os profissionais para se cadastrarem nesta página. Convocar uma reunião e elegermos porta-vozes dos educadores.

Os próprios educadores podem estabelecer regras para refletir sobre os problemas da educação. Podem se organizar e fazer contato com educadores de todo o mundo, para trocar experiências. Como um parlamentar eu terei mais condições de promover estes trabalhos, lutando para conseguir passagens e estadias para que profissionais da educação visitem outros países buscando novas experiências. E também promover viagens para conhecer inovações na educação nos diferentes estados brasileiros. Mas este grupo precisa ser liderado por educadores, precisa ser dos educadores, não vejo como saudável que políticos interfiram na liderança, mesmo que eu tenha iniciado o projeto, mas o dono do projeto precisa ser a população. Assim eu compreendo.

Os educadores do Distrito Federal podem fazer um Congresso e organizarem as ideias e encontrarem soluções. As pessoas que vivem uma realidade são as que estão melhor preparadas para elaborar projetos que atendam as suas necessidades! Não sou favorável que os projetos sejam de Deputados, acho mais saudável que sejam dos profissionais da área. O Deputado pode dar suporte, ajudar a classe a se organizar.

Várias cabeças sempre são mais inteligentes que uma só! Vários educadores com certeza poderão ter ótimas ideias coletivas, aprimoradas em conjunto, e transformar a nossa educação. As ideias não precisam vir de cima pra baixo, sinto que devem vir do povo para o governo, o povo é quem deve mandar!

Tenho certeza que muitos educadores não participariam deste projeto (não participamos sequer de reunião de condomínio), mas com certeza teriam educadores o suficiente para promover as mudanças necessárias. Da quantidade tiramos a qualidade! Poucos educadores participantes, mas pessoas com boa vontade, comprometidas.

Sou favorável que todos os políticos sejam assessores da população, ajudando a população a se organizar e fazer seus projetos. Todos os projetos precisam ser da população e não dos políticos. Assim se evitam os ciúmes políticos, aqueles que se dizem ser donos deste ou daquele projeto, etc. O jogo de interesses políticos do tipo: vote no "meu" projeto que eu voto no "seu". A população sempre perde com este sistema político que temos, ao meu ver, adoecido!
Quando os projetos são da população, todos os políticos tem que votar de acordo com o conteúdo e sem ciúmes partidário, sem jogo político.

Da mesma forma que sugeri a organização dos educadores, fazer com os ambientalistas, com os artistas, com a juventude, etc. Vários grupos, a comunidade organizada!

Esta ideia é um pouco diferente da apresentada no Governo Popular, pois aqui temos os grupos com integrantes de todo o Distrito Federal e não apenas nas cidades.

Se eu tiver o merecimento de ter saúde, sinto que vou trabalhar por estas realizações.  

Voltarei a escrever no próximo final de semana.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário