domingo, 10 de junho de 2018

O professor e o aluno (Reflexões Poéticas) - cap. 05

Aprender é refletir a verdade que trazemos na alma, o professor é o espelho!

---------------------------------

Uma disciplina tão comum quanto a água: ao acordar arrumar a cama, trocar o pijama e deixar o quarto em ordem.

A disciplina é um fio condutor da energia chamada "harmonia". Os egos são a manifestação da desordem, indisciplina, inconsciência. Se vivo para o despertar, o caminho mais simples para descobrir e eliminar os egos é ser disciplinado.

Se eu me levanto e não cumpro minha disciplina logo vejo o ego da preguiça se manifestando. O ego é "desejo", sobreponho a ele a "vontade", realizo a tarefa e vou enfraquecendo este defeito psicológico. Aos poucos este ego da preguiça relacionado com o meu quarto, vai morrendo e a virtude da diligência vai nascendo.

Acho muito bonita a ilustração sobre o ego que aprendi de um professor de autoconhecimento, o Sr. Joaquim Amortegui Valbuena. "Cada ego é como uma árvore!"

A árvore da preguiça tem raízes pequenas, outras mais grossas, tem seu tronco principal e suas folhas. Segundo este professor é prudente irmos eliminando as manifestações mais fracas deste ego, as raízes pequenas, os detalhes, estas levam alimento para a árvore. Tirando o alimento da árvore, vamos enfraquecendo todo este ego!

O ego da preguiça se manifesta no quarto, no banheiro, na cozinha, no trânsito, no trabalho, na escola, pelas ruas, etc. Ele tem várias manifestações para cada ambiente. Ao me auto-observar, amparado pelas disciplinas, vou descobrindo meus egos, refletindo sobre eles, compreendendo eles para deixar claro sua ausência de sentido e depois os vou eliminando.

Acho importante o cuidado com o fanatismo!

A preguiça é destrutiva, mas a ausência de descanso também é destrutiva. O descanso consciente, inteligente, nos momentos certos e nas doses certas, me fazem viver em paz. Ausência de preguiça não significa trabalhar 24 horas por dia, agredir ao próprio corpo. Equilíbrio.

Nossa sociedade está estruturada para a existência dos egos: competições, jornadas de trabalho agressivas ao corpo, cobranças, etc. Criamos um sistema eficiente em produzir "desejos", "expectativas", "ansiedades", egos, egos, egos... Cobiça, medo, vaidade, orgulho, deslealdade, mentira, luxúria, etc.

Despertar a consciência nos dias de hoje se torna um desafio! Mas é possível.

Voltarei a escrever no próximo final de semana.

Fraternalmente,


Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário