domingo, 1 de maio de 2016

Detalhando a Meditação (Transmutando o Ego em Flor) - cap.35

Quando critico, ofendo, ataco, discrimino os meus inimigos, demonstro que em mim mora um monstro cheio de desejos de machucar outros seres, movido por ressentimentos e vingança. Quando defendo meus ideais sem a necessidade de agredir, denegrir a imagem do meu inimigo, aí demonstro que sou um ser educado.

---------------------------------

* Posição (sugiro a  posição deitado com o rosto voltado para o teto, mãos ao longo do corpo);

* Oração (sugiro o pedido reflexivo por força interior para conseguir realizar uma boa prática e por proteção para o nosso corpo, para que energias hostis não nos prejudiquem);

* Técnicas para Meditação - Concentração em Mantras ou Koans (perguntas ou frases enigmáticas com o poder de silenciar a mente).

Os mantras possuem uma entonação específica, uma melodia, portanto precisaria cantá-los para demonstrar e não posso fazer isto em um livro, por este motivo vou citar os Koans.

Exemplos de Koans: "Se tudo se reduz a unidade, a que se reduz a unidade?" , "Pra que a pressa se o futuro é a morte?" Vou deixar apenas estes dois, sendo que podemos escolher um ou outro, e durante a prática ficamos apenas com o Koan escolhido.

Fazemos a pergunta mentalmente e deixamos a mente buscar as respostas, no final das contas, se a prática for bem sucedida, a mente vai silenciando aos poucos à medida que a reflexão vai aprofundando. É necessário muita concentração.

Sempre que a mente divagar com pensamentos ou sentimentos que não tenham nada a ver com o Koan, interromper tais pensamentos e voltar a atenção para a prática.

No próximo capítulo vou deixar reflexões sobre como nos preparamos para a Meditação durante as atividades do nosso dia a dia, no lar, nas ruas, trabalho, escola, etc.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário