sábado, 14 de maio de 2016

Multiplicidade egóica (Transmutando o Ego em Flor) - cap.44

O azul na água, a água no céu, o céu nos meus olhos, meus olhos na água!

---------------------------------

Os egos tem uma identidade própria, mas se associam entre si e desta forma se multiplicam dentro de cumplicidades, são raízes que se entrelaçam e se nutrem umas das outras.

A intolerância é um ego determinado, mas o ego da intolerância se multiplica em diversos outros egos da intolerância. Algumas de suas faces foram criadas e se relacionam com a luxúria, outras com a gula, outras com o ciúmes, outras com o orgulho, etc. A preguiça é um ego determinado e como todos os outros se multiplica. Criamos a preguiça no lar, no trabalho, na escola, etc. São muitas manifestações da preguiça e elas se relacionam com outros egos.

Quando trabalhamos na eliminação da intolerância religiosa despertamos uma parte da virtude da tolerância que estava presa neste ego, depois temos que trabalhar na eliminação da intolerância relacionada com o ciúmes, intolerância relacionada com as questões raciais, etc. A intolerância é fruto dos preconceitos, então precisamos eliminar os preconceitos também, do contrário não eliminamos a intolerância. E a intolerância alimenta a ira, se a eliminamos estamos enfraquecendo a ira. Há toda uma equação que é importante ser estudada para ações inteligentes.

Se trabalhamos com um determinado aspecto da intolerância de forma profunda alcançamos uma compreensão que nos ajuda a identificar e eliminar a intolerância em todos os outros aspectos. Isto é o que estou buscando dizer. Não estou dizendo que  ao eliminarmos um aspecto da intolerância vamos naturalmente eliminar os outros, mas que vamos ganhar bases seguras para enfraquecer e eliminar os outros.

Isto se aplica a todos os outros egos.

Vejamos por outro ângulo. A gula tem várias faces, vários egos, todos tem em comum o desejo pelo prazer da comida. A luxúria também tem várias faces, vários egos, e todos eles tem em comum o vício pelo prazer sexual. Comer demais, fazer sexo demais, excessos que trazem em si valores comuns. Quando  uma pessoa começa a eliminar os vários defeitos da gula, vai despertando as várias virtudes da temperança, o comer moderadamente, de forma consciente. Quando uma pessoa começa a eliminar os vários defeitos da luxúria, vai despertando as várias virtudes da castidade, é como se fosse aprendendo a ter uma união sexual com temperança, harmoniosa, equilibrada, consciente. Conseguem ver a similaridade entre a temperança e a castidade? O prazer de se alimentar e de ter uma relação sexual é inerente do corpo, eliminar o ego não significa eliminar os prazeres e sim eliminar os desejos pelo prazer. A consciência desfruta dos prazeres da vida de forma saudável, harmoniosa, profunda, extasiante, supera muito o viver no ego.

Vejamos a cobiça, ela também está relacionada com os outros egos. Cobiça sexual (luxúria), cobiça por alimentos (gula), cobiça por roupas (vaidade), etc. Se conseguimos compreender profundamente e eliminar algum aspecto da cobiça, conseguimos uma base que nos auxilia a tirar alimento de todos os outros egos da cobiça e termos condições de trabalhar na eliminação destes outros, de forma mais eficiente.

Quanto mais nos desenvolvemos na ciência de eliminar defeitos psicológicos e despertar virtudes, mais preparados ficamos  para avançar em níveis mais profundos do crescimento espiritual.

Um ser aprende a mecânica de bicicletas fica com um bom preparo para se aventurar na mecânica de motos, depois de carros, depois de caminhões, depois de tratores, depois de aviões, navios, etc.

Amigos, estes textos são para reflexões profundas, leituras e releituras, não são para leituras superficiais. Há muitos ensinamentos por trás das palavras, mas se a consciência não garimpar não vai achar.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário