domingo, 29 de maio de 2016

O perdão e a empatia (Transmutando o Ego em Flor) - cap.54

Como uma pessoa pode perdoar se não é capaz de ver em si os erros do próximo?

------------------------------

Certo dia entrei em um ônibus e ao me dirigir ao cobrador para pagar a passagem ele me tratou com arrogância e tive um impulso de agir com arrogância e me vingar, dar o troco. Neste instante brotou uma revolta dentro de mim e pela prática com o viver em atenção reflexiva percebi o nascimento da emoção negativa e sua causa. 

Em fração de segundos refleti que eu já fiz atos como este, machucando emocionalmente outras pessoas, que talvez tivesse feito isto em uma possível existência passada e agora atraí aquela situação para receber os frutos do meu ato inconsciente. E refleti que talvez aquele o cobrador tenha sido o Ser que eu prejudiquei no passado. Senti em mim o mau estar que outras pessoas sentiram quando as tratei com arrogância...

Instantaneamente agradeci ao cobrador, internamente, pelo ensinamento, e me desculpei (mentalmente) pela possibilidade de o ter machucado em outra possível existência. Espontaneamente brotou em mim uma compreensão profunda de que eu não estava sendo a vítima, mas que talvez fosse o vilão recebendo seu pagamento! O ressentimento que estava nascendo começou a se desfazer e se foi, fiquei tranquilo e ao invés de agir com arrogância, passei a catraca com educação e em silêncio, não esbocei nenhuma reação interna e nem externa, e tive uma sensação de paz interior! Nem precisei de esforço para agir com gentileza, a compreensão me deixou completamente sereno.

Existirão outras existências? Não sei, não o comprovei. Mas independente de existirem ou não outras existências eu comprovei que sou capaz de criar e desfazer ressentimentos, seja qual for a técnica que vou usar! 

O que é inteligente? Vingança? Machucar outro ser? Correr o risco de sair machucado? Ou compreender, tolerar, perdoar, ficar em paz? Há quanto tempo Palestina e Israel estão em guerra? Quem vai perdoar primeiro? 

Perdoar, sair ileso, não agredir ninguém, ficar em paz interior, isto não é saudável?

Cada um é livre para seguir seu caminho, o caminho que sigo é o caminho da paz! Sempre que possível opto por perder para poder ganhar, perder a razão para ganhar amor.

Os seres que causam estragos na sociedade necessitam de amor. Se nos atingem com a raiva podemos atingi-los com amor, qual das duas armas traz a harmonia?

É certo que surgem  em nossas vidas situações nas quais não podemos evitar o confronto, estes são outros casos, outros ensinamentos.

No próximo capítulo vou tratar das energias condensadas na forma de ressentimentos.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário