domingo, 29 de maio de 2016

Respeito - Perdão (Transmutando o Ego em Flor) - cap.53

Respeito é rosa, seu perfume é o amor, pétalas de luz que iluminam o caminho.

Tolerância, paciência, resignação, o respeito ao livre arbítrio e as flores do perdão.

--------------------------------------

Perdoar é a prática de eliminar ressentimentos. Os ressentimentos são energias vivas na forma de lembranças do mau que alguém nos fez. Havendo ressentimentos a raiva estará ao lado, e a vingança também.

Além de retirarmos os ressentimentos que tenhamos dentro de nós é necessário a habilidade de não mais criar ressentimentos, e isto é um trabalho para toda a vida.


Os estímulos externos sempre existirão, senão os recebemos com a consciência e os digerimos com a compreensão, eles serão recebidos pela inconsciência e serão alimento de egos ou irão criar novos egos.

Uma prática muito eficiente que utilizo para desfazer as energias dos ressentimentos é a conversa, o diálogo. Se houve um incidente que gerou as emoções negativas dos ressentimentos, espero que o estado emocional se acalme um pouco, depois procuro a pessoa envolvida para conversar serenamente. Mas esta técnica não funciona em todas as circunstâncias, em algumas não tenho como conversar com a pessoa envolvida, aí tenho que trabalhar no meu interior apenas, com a reflexão e compreensão.

Além das técnicas afirmo que é preciso o merecimento, e ele adquirimos com as ações de amor para com os semelhantes e a natureza em geral. Muitos ressentimentos não poderão se desfazer porque são prisões! As pessoas ficamos presos a estes sofrimentos porque os fizemos a outros no passado. Nos próximos capítulos explicarei melhor esta situação.

Perdoar, ou seja, retirar de si os ressentimentos, é um gesto de respeito para com o próprio corpo, pois os ressentimentos envenenam nosso interior.

--------------------------------------

No próximo capítulo vou citar um acontecimento real envolvendo ressentimento e perdão.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário