sábado, 21 de maio de 2016

Respeito - Resignação (Transmutando o Ego em Flor) - cap.51

As vezes alegro-me por esquecer algumas coisas, assim me lembro que sou perfeito!

---------------------------------

Quando algo de ruim nos acontece, uma doença, um problema financeiro, um acidente, etc, só nos cabe a busca por melhorar, mas não há o que fazer em relação ao que já aconteceu. Resignação é tolerar o inevitável que nos atingiu.

Revoltar-me porque o pneu do carro furou? De que adianta? O que já está ruim fica pior!

Para quê piorar o que já está ruim? Qual a sensatez de jogar fogo no incêndio?

Resignação é inteligência, manter-se sereno para não piorar as coisas, e para não afetar as pessoas que estão ao nosso redor. O revoltado não tem equilíbrio, serenidade, acaba extravasando seu mau humor e gerando mau estar para o ambiente.

Quanto maior a serenidade melhores as chances de encontrarmos uma forma de amenizar nosso sofrimento. As vezes existem soluções à um palmo do nariz, mas a ansiedade, o nervosismo, a revolta, nublam a  consciência e não enxergamos.

O sofrimento não é prazeroso, a dor machuca, mas revoltar-se é adicionar um sofrimento extra sobre si. O ser consciente seguirá sempre lutando pela saúde, pela harmonia, pela paz, pelo equilíbrio, mas sem revolta.

À medida que vamos despertando a virtude da resignação vamos eliminando variados aspectos dos egos das revoltas, da ira, da impaciência, dos ressentimentos, do orgulho, etc.

Resignação não é aceitação. Aceitar é uma questão de escolha (aceita ou não aceita?), diante do sofrimento que nos atingiu não há mais escolha. Resignar-se também não significa submissão, o submisso é aquele que se deixa dominar passivamente. A consciência não se mantém passiva diante do sofrimento, ela age no sentido de buscar acabar com o seu sofrer. 

---------------------------------

Reforçando, o despertar da virtude da resignação está relacionado com a eliminação de diferentes manifestações dos egos das revoltas, da ira, da impaciência, da intolerância, dos ressentimentos, do orgulho e outros. Há uma engrenagem entre os egos, se relacionam entre si de forma simbiótica, uns se alimentando dos outros.

---------------------------------

Resignação é respeito para consigo e para com todos ao redor.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário