sábado, 7 de maio de 2016

Estresse (Transmutando o Ego em Flor) - cap.38

Folhas caem no jardim
Voam pensamentos
Arvoredo que há em mim
Desprendendo sonhos

Invernou no coração
Lágrimas ao vento
Teu amor veio trazer
Sol de primavera

---------------------------------

A organização de nossas vidas traz calmaria, a desordem traz confusão, irritabilidade, problemas, preocupações, falta de controle.

Guarda roupa desorganizado, gavetas desorganizadas, porta luvas do carro em desordem, carro sempre desorganizado, pia sempre suja, etc. Como uma vida assim pode ser serena? Como viver assim e não ser estressado? Como viver assim e não ter preocupações? A desorganização denota falta de controle de si, e a falta de controle produz instabilidade interior.

A questão não é tanto manter tudo sempre em ordem, mas sempre fazer a nossa parte para termos a consciência em paz. Por vezes as coisas fogem do nosso controle, mas não por sermos desorganizados e sim porque os momentos difíceis são necessários para alimentarmos as virtudes da tolerância, paciência, mansidão, etc.

Se vivermos estressados teremos muita dificuldade de praticar a meditação. Havendo a falta de auto controle seremos sempre vítimas da impulsividade, falar sem refletir, agir com  inconsciência, sermos dominados por sentimentos negativos, etc.

* ORDEM E ORGANIZAÇÃO

Estas são virtudes preciosas! Fazer as coisas por ordem de prioridade, uma de cada vez. Manter um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.

Quando há um lugar para cada coisa e elas são colocadas neles, havendo necessidade sabemos onde encontrá-las. A organização deixa a mente em paz.

Para a prática da meditação nossa mente precisa estar educada para a ordem e organização, assim a concentração se torna possível.

Certo dia uma amiga me disse que estava estressada e pediu-me uma ajuda, então eu lhe dei algumas sugestões, vou escrevê-las no próximo capítulo, pode ser que sirvam para outras pessoas.


Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário