domingo, 8 de maio de 2016

Fantasias (Transmutando o Ego em Flor) - cap.40

Paradoxos

Tudo são verdades dentro da perspectiva de cada um. Quando diferentes verdades se agridem, se desrespeitam, ambas se tornam mentira, e ainda assim são a verdade, ensinamentos aos olhos que sabem ver!

---------------------------------

Poderia detalhar ainda mais a prática da meditação mas o objetivo principal deste livro não é este. Estive focando na "impulsividade", agora vou seguir refletindo sobre as outras características básicas de muitos egos:

"fantasias", "intransigência", "competitividade", "egoísmo", "insatisfação", "rigidez", "inflexibilidade", "desequilíbrio", "desarmonias", e o fato de que os defeitos psicológicos agem por associação, e somente um por vez atua no comando do corpo. 

O ego vive atrás de prazer ou fugindo do desprazer, quando busca o prazer no passado cria o saudosismo, e quando o passado trás lembranças ruins alimenta os ressentimentos. Quando viaja para um possível futuro bom cria as fantasias, e quando no futuro se depara com possíveis problemas cria as preocupações.

O ego-fantasia se associa com os outros egos, da mesma forma que todos os egos se associam entre si. O ciúmes se fundamenta em fantasias de traições imaginárias; o medo cria fantasias de monstros, acidentes, perseguições, etc; a luxúria fantasia cenas eróticas; a cobiça fantasia riquezas; o orgulho fantasia vitórias; a ira fantasia brigas onde descarrega sua raiva agredindo seus inimigos; a vingança fantasia planos para se vingar; o ego esportista se fantasia em um jogo onde ele faz as melhores jogadas; o fanatismo religioso fantasia anjos, discursos dom Deus, curas milagrosas, etc. Muitos egos se alimentam, direta ou indiretamente de fantasias. 

Um rapaz vai encontrar uma dama e cria fantasias de todo um discurso, piadas, cantadas e nestas fantasias acontecem beijos, etc. Quando se encontram o castelo cai, pois a realidade não condiz com as fantasias...

As fantasias consomem nossas energias psíquicas, enfraquecem a alma, fortalecem o ego, adormecem nossa consciência. Estas fantasias sempre conduzem nosso comportamento e criam muitas desarmonias em nossas vidas. Prejudicamos com as nossas fantasias e somos afetados pelas fantasias alheias.

Nos casos de enfermidades mentais como a paranoia, neurose, psicose, esquizofrenia, as fantasias se tornam mais difíceis de serem controladas. Todos temos estas fantasias dentro de nós, e elas tem o poder de nos distanciar da realidade.

As circunstâncias da vida nos permitem uma infinidade de interpretações e pela sincronicidade muitas vezes podemos acreditar que uma determinada fantasia esteja sendo verdade, parece que se encaixa, e se não tivermos o apoio de outras pessoas ao redor que nos ajudem a cair na realidade, então vamos nos aprofundando em equívocos mentais perigosos. Experiências místicas são muito perigosas, pois são abstratas e geralmente não temos parâmetros de outras pessoas vivendo a mesma realidade. E ainda existem fantasias coletivas, estas são ainda mais delicadas, e convencem muitos.

Podemos refletir profundamente sobre as fantasias e vale a pena fazermos isto, por aqui deixo apenas estímulos para estas reflexões. 

---------------------------------
Se refletirmos, compreendermos e chegarmos  a conclusão de que as fantasias são inúteis para nossas vidas, então poderemos enfraquecer e liminar estes egos, aos poucos. E se nos reeducamos para viver sem fantasiar, uma legião de egos vai perder alimento, será um grande trunfo para nossas almas!


É importante não confundirmos "fantasia" com "imaginação"! Imaginar é ver a realidade ou buscar ver o desconhecido com a intuição, pelo coração e não com a mente, pelo sentir profundo e puro, sem interferência do ego.

Quando fazemos uma retrospectiva do dia estamos reconstruindo as cenas com a imaginação, imaginando o que realmente aconteceu, para podermos analisar nossa vida.

A imaginação é uma ferramenta de trabalho do SER, a fantasia é uma ferramenta de trabalho do ego.

Boas reflexões!

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário