sábado, 7 de maio de 2016

Combatendo o estresse (Transmutando o Ego em Flor) - cap.39

Podemos aliviar o estresse com alguns exercícios, mas se não mudamos as causas eles continuam acontecendo. É aquela velha história das infiltrações, não nos adianta pintarmos nossa casa se não consertamos as telhas quebradas, quando as chuvas voltam as paredes voltam a estragar.

Transcrevo abaixo, de forma aprimorada, um texto que deixei para uma senhora que me pediu auxílio para combater o estresse, sugeri a ela que fizesse os exercícios de relaxamento duas ou três vezes ao dia, e a leitura reflexiva do texto após acordar e depois do almoço. Posteriormente fiquei de orientá-la sobre os trabalhos voluntários para ter merecimento de pagar pelos prováveis erros que a mantém presa nos sofrimentos causados pelo estresse.

É preciso eliminarmos os egos que geram o estresse.

---------------------------------

* Relaxamento - duas ou três vezes por dia procurar um ambiente onde não sejamos incomodados, sentarmos comodamente com a coluna ereta, planta dos pés no chão. Inalar o ar suavemente, profundamente e depois soltar o ar, também suavemente, fazer este exercício umas 3 ou 5 vezes. Depois respirar normalmente até a respiração ficar tranquila e ritmada. Estes exercícios podem levar de 2 a 3 minutos apenas, e com eles quebramos a agitação diária. Assim relaxamos a mente, o emocional, e o corpo físico. Mas é preciso cuidado, alguns podem passar mal com exercícios de respiração, mesmo sendo tão curtos como estes que sugeri.



* Reflexão em forma de oração (após acordar e após o almoço)

Fazer uma leitura reflexiva que nos ajude a disciplinarmos a mente para combatermos algumas causas básicas para o estresse. Vou deixar uma sugestão abaixo:

É importante fazer o que é possível e aceitar viver as situações que não podem ser mudadas;

Quando há o trabalho amoroso, consciente, para manter a organização, ordem, limpeza, estes gestos produzem o bem estar;

Quando as coisas dão erradas e não é possível manter a organização, ordem e limpeza, então podemos alimentar a virtude da resignação, aprender a aceitar que o errado faz parte da vida e nos ensina, e podemos exercitar a gratidão para com os erros por nos educarem para a paciência e humildade;

É saudável o aprender a não ser vaidoso com os acertos, vitórias, e aprender a não ter raiva quando as coisas dão erradas. Nos acertos podemos alimentar a virtude da simplicidade e eliminar o defeito da vaidade e orgulho. Nos erros podemos alimentar as virtudes da paciência, serenidade, mansidão, e enfraquecer e eliminar os defeitos da raiva, impaciência, intolerância;

As virtudes são anjos da alma, a vida é uma benção por nos oferecer alimentação farta para nutrir estas virtudes sagradas, mas esta percepção depende dos olhos que observam! 

Se tudo fosse certo a  vida perderia a graça, se tudo fosse errado a vida seria insuportável.

Aquele que vê a vida como uma escola, e vê o bem e o mal como alimentos para o SER, vive alimentando seu crescimento interior.

Consciente é o trabalho para compreender e eliminar as preocupações. A preocupação não resolve nossos problemas, apenas piora as coisas, alimenta o nervosismo e ansiedade. Se algo de ruim for acontecer a preocupação não vai mudar, se já aconteceu a preocupação vai piorar!

A preocupação adoece o corpo e a alma, a serenidade cura o corpo e a alma. Viver em paz nos faz termos melhores chances de resolver nossos problemas.

Tudo o que é feito com preocupação fica envenenado e pode dar errado. Tudo o que é feito com serenidade fica abençoado e traz a paz.

Quem busca aprender a viver com o bem e o mal, aprendendo com os erros e acertos, alcança a plenitude de viver e não corre mais atrás de resultados, vive o despertar da consciência!

---------------------------------

Os exercícios de relaxamento e a reflexão em forma de oração, ao longo de uma semana, vão estimulando as reflexões e a auto-observação, e associados com a prática de eliminar os defeitos psicológicos nos proporcionam o despertar da consciência. Sempre sugiro que trabalhemos pela humanidade para termos méritos para podermos eliminar nossos egos e nos libertarmos dos sofrimentos causados pelos defeitos psicológicos.


Uma oração é um remédio que colocamos em nossas mentes para estimulá-la, em doses diárias, em diferentes frequências. Se a oração for consciente a mente será continuamente estimulada a reagir contra as enfermidades, egos. Este texto reflexivo é para ser usado como uma oração, estímulos constantes para a mente, de modo que ela possa estar saudável e à serviço da consciência. Mas se não houver trabalho para a transformação interior, se as leituras forem mecânicas, nada adianta.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário