sábado, 21 de maio de 2016

Respeito - Tolerância (Transmutando o Ego em Flor) - cap.50

Mãe e filho, sorriso de amor, perfume ao coração que vê, carinho aos olhos que sentem, magia de flor!

---------------------------------

A vida é dual e dentro da dualidade temos o positivo e o negativo, o bem e o mal, a saúde e a doença, a alegria e a tristeza, etc.

Diante destes estímulos temos reações internas, pelos cinco sentidos, reações de prazer e desprazer. Naturalmente desenvolvemos a memória dos prazeres sentidos e criamos o desejo de voltar a ter o prazer e o desejo de fugir do desprazer. Este desejo é o ego, energia condicionada, vício psicológico.

O prazer é natural da vida, podemos desfrutá-lo conscientemente, já o desejo pelo prazer é inconsciente, escraviza a consciência e desequilibra nossa relação com a natureza.

Diante dos desprazeres que não nos afetam é inteligente ser tolerante, pois não temos como viver sem encontrá-los em nossas vidas. Podemos fazer o possível para harmonizar a situação, entretanto alterar os ânimos, criar preconceitos, discriminar, estes gestos só nos levam a desrespeitar os seres ao redor.

Uma pessoa tem uma opção sexual que não nos agrada? Os seres são livres, não somos donos deles! Uma pessoa tem uma voz que não nos agrada, usa roupas que não nos agradam, tem um comportamento que não nos agrada?

Diante das impressões que nos produzem desprazer pelo fato de não termos afinidades psicológicas com elas, e sendo situações que não interferem em nossas vidas, é sábio ser tolerante.

Perder a serenidade nos faz adoecer emocionalmente, mentalmente e neste estado interior desequilibrado agredimos os demais. 

Sempre encontraremos em nossas vidas impressões com as quais teremos afinidades e outras com as quais não teremos afinidade. Fugir da dualidade? Isto é se transformar em um cachorro correndo atrás do rabo!

---------------------------------

Certa vez ouvi um discurso de um intelectual renomado defendendo a democracia e neste mesmo discurso usou de ironia para discriminar as pessoas que defendem a ditadura! Onde está a democracia se não respeitamos a opinião dos outros?

"Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo" - frase atribuída a biógrafa do filósofo Voltaire.

A intolerância faz nascer a discriminação e esta, com suas críticas, ofensas, desrespeita o direito.


---------------------------------

Estas reflexões feitas nos momentos em que o defeito psicológico da intolerância estiver agindo, nos ajudam a tirar a força deste ego, enfraquecê-lo até que o eliminemos. Ao mesmo tempo que o vamos eliminando vamos despertando a virtude da tolerância.

Intolerância é desrespeito para consigo mesmo, pois o intolerante se machuca física e psicologicamente, adoece,
e também é desrespeito para com todos ao redor pois nos leva a sermos agressivos e multiplicamos estas ações sendo propaganda da inconsciência, contaminando outros seres.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário