sábado, 6 de agosto de 2016

Vontade (Transmutando o Ego em Flor) - cap.96

O ego se acorrenta ao prazer e o vive de forma marginal, a consciência vive o prazer sem amarras e o desfruta com amor!

---------------------------------

A consciência precisa amadurecer aos poucos e o primeiro passo é um impulso que nasce do interior dos seres, levando-os a buscar a luz! Muitos seres não tem nenhuma atração pela luz, estão dominados pelos egos, tem este direito.

Dentre os seres que buscam o despertar muitos nos perdemos em fanatismos, em caminhos sedutores que não educam para a consciência, em fantasias, etc. Que cada qual se avalie e descubra por onde está indo. O que mais há são caminhos sedutores que prendem as pessoas até o fim de suas vidas e não lhes proporcionam a transformação interior.

Se encontramos o caminho do despertar podemos seguir no trabalho de viver pela força da vontade consciente e não pelo desejo.

A consciência vê o que é certo a fazer e o faz pela vontade!

Este é um trabalho gradativo, dia após dia, eliminando as diferentes manifestações dos egos. Não temos como eliminar a ira do dia para a noite, vamos eliminando aos poucos, despertando as partículas de virtude-mansidão ao mesmo tempo que vamos eliminando as partículas do ego-ira. Assim vamos fazendo com os demais egos.

Alimentação consciente regida pela vontade, comportamento gentil regido pela educação, toda virtude traz em si uma parcela de vontade consciente. Paciência é um misto de observação, auto-observação, reflexão, intuição, vontade; humildade, simplicidade, temperança, desapego, etc, todas as virtudes são um misto de observação, auto-observação, reflexão, intuição e vontade. 

A tendência natural na vida é a entropia, degeneração, quando uma pessoa caminha vivendo a paz, irradiando harmonia, compreensão, empatia, consciência, com certeza sua alma a conduz com a força da vontade consciente!

A vontade consciente não produz atos que agridam a natureza, que prejudiquem seus semelhantes, que adoeçam seu corpo, que obscureçam sua alma. Porém, como sempre reflito, estas características vão surgindo aos poucos, não nascem do dia pra noite. É muito bonito admirar um ser de luz, mas é preciso ver todos os espinhos que este ser teve que amargar antes de alcançar o que alcançou!

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário