domingo, 7 de agosto de 2016

Exercícios (Transmutando o Ego em Flor) - cap.97

Tudo funciona com normas, organização, disciplina. A empresa, a escola, os esportes, as artes, etc. Porquê uma alma se desenvolveria  sem normas, sem organização, sem técnicas, sem disciplina?

Sem critérios, sem princípios, o único que pode haver é o caos. 

Muitas instituições que se dizem caminhos para o despertar podem estar aprisionando nossas almas e nos iludindo, o tempo vai passando e nada de transformação interior, nada de eliminar o ego...

---------------------------------

Estabelecemos metas, criamos objetivos e caminhamos rumo a realização. Uma meta, um objetivo, é uma força que gera um magnetismo nos atraindo para seu encontro, assim nos movemos, assim temos motivos para gerarmos ânimo, estímulos, etc.

Em toda realização a tendência é surgir a erva daninha-desejo, desejo de realizar, o inteligente é perceber, retirar a erva daninha e manter o jardim florido!

Realizar de forma reflexiva, o principal não é alcançar a meta mas a jornada, entretanto é preciso haver a meta para que a jornada tenha sentido, paradoxos!

A meta faz surgir a erva daninha-desejo e dá sentido a vida do jardineiro, e quando ele consegue eliminar as pragas faz com que o jardim fique maravilhosamente florido!

Limpar a casa sem o desejo de que fique limpa, fazer o que tem que ser feito. Sem desejos, sem expectativas, sem ansiedade, paz. A casa ficou limpa? Ótimo, desfrutamos da harmonia! Não foi possível concluir, a casa ficou suja? Ótimo, alimentamos a tolerância, a humildade, a simplicidade, seguimos e depois voltamos e fazemos o que for possível.

Se a vida fosse feita só de acertos não teria graça, muitas virtudes morreriam de fome!

Desejamos encontrar somente pessoas boas no caminho? Assim vamos sofrer inevitavelmente! A vida é dual, o bem e o mal existem! Quando não desejamos vivemos em paz. Surgiu uma pessoa boa desfrutamos, surgiu uma pessoa má alimentamos a virtude da sabedoria, prudência, nos protegemos, respeitamos, toleramos, compreendemos o estado em que o outro ser está vivendo, etc.

Aqui poderia compor um livro tratando do viver com a vontade e eliminar o desejo, mas o tempo não me permite, preciso acabar esta obra e seguir com outra. Não posso mastigar a sopa para colocar na boca de alguém, cada um precisa trabalhar e garimpar a sabedoria em sua própria vida, apenas dou pistas, sugestões, estímulos, o demais é com cada um.

---------------------------------

Quando nos disciplinamos fica mais fácil ver os egos, eles sentem o desejo de continuarem agindo como sempre agiram, então cabe a nós observá-los, compreendê-los e eliminá-los aos poucos.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário