sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O valor da síntese (Transmutando o Ego em Flor) - cap.94

Delírios...

Olha...Cole o teu rosto no meu...

Veja...Janela afora...
As flores voam borboletas, deleite...
As borboletas perfumam enraizadas no jardim...

Porquê me extasias assim?
Porquê me faz perder o rumo quando me toca a pele?
Porquê a terra voa e o céu mergulha em minha alma?
Porquê vejo cores nas canções de amor e escuto sinos quando meus lábios e os teus se refrescam num beijo?

Ah... Vem... Encosta teu beijo no meu...
Me faz delirar mais um pouco... Delírios de amor!

---------------------------------

Nos últimos capítulos segui fazendo uma análise de algumas características básicas presentes em todos os egos: "Memória", "desejo", "expectativa", "ansiedade", "impulsividade", "fantasias", "intransigência", "competitividade", "egoísmo", "insatisfação", "rigidez", "desequilíbrio", "desarmonias". Agora posso fazer uma síntese.

Quando aprendemos a retirar o "desejo" das ações e as realizamos com a força da vontade, então enfraquecemos todas as características relacionadas acima!

Para compreendermos o deserto dentro do grão de areia é importante conhecermos o deserto! Antes de sintetizarmos o trabalho de eliminação do ego é importante compreendermos a complexidade da inconsciência, por isto tratei dos diferentes aspectos, destas forma posso valorizar a grandiosidade da síntese.

---------------------------------

Todas as ações nos colocam na condição de criarmos duas forças, ou o desejo ou a vontade. 

Já tratei deste assunto outras vezes, mas neste momento é oportuno voltar a refletir sobre esta questão.

A vida nos traz pelos cinco sentidos o prazer e o desprazer, estas experiências ficam armazenadas em nossos cinco centros, intelectual, emocional, instintivo, motriz e sexual. Da lembrança há a tendência de surgir o desejo de reviver o prazer ou o desejo de fugir do desprazer, assim nascem os egos. Quanto mais alimentamos os desejos, mais eles se fortalecem e nos escravizam.

O prazer é natural do corpo, o desejo pelo prazer é da mente, é ego. Buscamos eliminar o ego? Sugiro o aprendizado gradativo do viver movido pela vontade consciente e não pelos desejos.

No próximo capítulo detalho um pouco esta questão do viver pela vontade e não pelo desejo.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário