sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Personalidade ( Transmutando o Ego em Flor ) - cap.05

A paz é um troféu, coroado é aquele que perdeu a guerra e ficou feliz por vencer os ressentimentos, a vingança, e se libertou da necessidade dos confrontos!

---------------------------------

Nossa natureza humana tem a habilidade de usar referências para se desenvolver, isto pode ser bom ou mal. O ser consciente se beneficia, o ser inconsciente se torna vítima.

Quando não temos experiências esta habilidade se torna útil, pois buscamos referências para basearmos nossas ações. Entretanto, pelo viver inconsciente, esta habilidade segue atuando de forma mecânica, sem controle, e muitos vivemos sendo vítimas de seguir pessoas, instituições, etc. Saudável é a reflexão diante de todas as coisas, e seguirmos a nossa consciência acima de tudo. Humildade para aprender com os seres, porém não de forma cega. 

A personalidade é um veículo, corpo formado por energias, valores adquiridos. Nos primeiros anos de vida as crianças formam suas personalidades de acordo com os costumes do ambiente que as rodeia, depois de formada a personalidade vai se fortalecendo.

Podemos comparar a personalidade com uma esponja, absorve facilmente a água (estímulos externos). Muitos jovens entram em um grupo novo de amizade e rapidamente começam a usar as mesmas expressões corporais, verbais, etc, absorvem os valores deste grupo.

A personalidade de uma criança está em formação; a personalidade do jovem é maleável, está se estruturando; a personalidade dos adultos tem valores estruturados, são mais rígidos; a personalidade dos idosos pode estar petrificada, dificultar a flexibilidade, a mudança. Mas, como reza o ditado, existem jovens velhos e velhos jovens!

* Muitas crianças são vestidas com camisas de um determinado time de futebol, durante toda a infância, crescem e se tornam torcedoras convictas deste time. Elas que escolheram?

* É comum procuramos ser parecidos com pessoas que admiramos, e as ideias, atitudes destas pessoas podem ter mais influência em nós do que os estímulos vindos de outras pessoas que não são importantes pra nós.

* A mídia usa diversos artifícios para influenciar a opinião pública, comercialmente, politicamente, etc. 

---------------------------------

Os estímulos externos tem um forte poder sobre os seres que estão com a consciência adormecida e vão moldando suas personalidades. Nestes casos a personalidade é ativa e a consciência passiva, dormida.

Os seres conscientes usam os estímulos externos para alimentar as virtudes da alma, e mantém suas personalidades puras e passivas enquanto a consciência se mantém em plena atividade a cada instante.

O trabalho para o despertar da consciência consiste em eliminarmos os nossos defeitos psicológicos, egos, e ao mesmo tempo limparmos nossa personalidade dos valores inconscientes que nela foram implantados pelo mundo exterior.

Fraternalmente,

Ulisses Higino

www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário