domingo, 31 de janeiro de 2016

Mais características dos egos ( Transmutando o Ego em Flor ) - cap.13

Pela dualidade temos o oposto justificando seu extremo, o bem e o mal, a luz e a escuridão, etc. Se temos a pluralidade também temos a síntese, ao invés de nos sentirmos impotentes diante do oceano é mais eficiente estudarmos a gota!

---------------------------------

O ego é um oceano, a alma também é! Muitos se acovardam no trabalho por se depararem com a grandiosidade do problema, e desistem. É importante irmos à gota, a grandiosidade de nossas almas nos espera para ser libertada!

Analisando o ego temos algumas características básicas que nos ajudam a ganhar terreno no trabalho de compreensão deles para posterior eliminação. Não podemos eliminar o que não compreendemos, assim reprimimos e acabamos fazendo a psicologia reversa, fortalecendo o animal que precisamos eliminar.

---------------------------------

O ego é uma "memória" que quando estimulada desperta o desejo de ser alimentada, quando satisfeito se torna mais forte e passa a ter mais controle sobre a pessoa. Quanto mais brigamos, mais forte fica a ira, mais escravos ficamos dela. Porém, não podemos simplesmente frear a ira sem compreensão, assim reprimimos, isto é perigoso.

O ego está ligado a ações mecânicas nos cinco centros, intelectual, emocional, instintivo, motriz e sexual.

Estes defeitos psicológicos são mecânicos, agem sempre da mesma forma, portanto tem a característica da "repetição", "recorrência", o que os torna previsíveis para um observador atento.

Da repetição surge naturalmente a energia do "apego", "condicionamento", "costume", ficamos apegados aos egos e isto dificulta a transformação.

Todo ego é "desejo" e do desejo surge a "expectativa" de ser satisfeito, e desta surge a "ansiedade", pois todo desejo pode ou não ser satisfeito e a possibilidade da frustração desequilibra. Existem reflexões saudáveis para eliminar as expectativas, assim enfraquecemos os desejos e as ansiedades.

Pela necessidade de ser satisfeito o ego gera a energia da "impulsividade", e como nem sempre o momento permite a satisfação de um desejo o ego busca satisfazê-lo criando "fantasias". Fantasias da gula (comidas), da luxúria (pornografias, seduções, etc), da ira (brigas onde sempre estamos levando a melhor e descarregando a energia dos ressentimentos, vingança, etc).

Do ego surge naturalmente a "intransigência", nenhum ego aceita perder, todo ego é "competitivo", e do ego vem o "egoísmo", busca sempre pra si sem consideração com os demais. Se uma pessoa tem um ego depressivo sua intransigência se volta para ir contra a possibilidade de ficar boa, de aceitar melhoras, a competição deste ego é no sentido de se auto-destruir...

A energia da "competitividade" brota naturalmente do egoísmo, é comum todos os egos se envolverem em atitudes competitivas, o mais vaidoso, o mais luxurioso, o mais isto, o mais aquilo.

Do ego também nasce a energia da contínua "insatisfação". O ego sempre "quer" mais, possui um, depois quer dois, depois quer trocar, etc. Esta insatisfação é mecânica, inconsciência, busca de acumular pra si cada vez mais.

Outra energia que se desdobra do ego é a "rigidez", "inflexibilidade", de certa forma alimentada pela intransigência. A mesmice no caráter, os egos são sempre previsíveis, recorrentes, repetitivos, e vão petrificando a pessoa. Quanto mais egos, mais inflexibilidade, mais intolerância, mentes mais fechadas, menos empatia, menos cooperação, menos amor.

Por fim, do ego surge o "desequilíbrio", "desarmonias", "doenças", etc.

---------------------------------

É prudente reflexões sobre estes itens citados, "memória", "desejo", "expectativa", "ansiedade", "impulsividade", "fantasias", "intransigência", "competitividade", "egoísmo", "insatisfação", "rigidez", "inflexibilidade", "desequilíbrio", "desarmonias". E somar com as características do capítulo anterior buscando ver a manifestação destas energias em todos os egos.

Havendo uma disciplina eficiente para trabalhar no combate destas características ganhamos muito terreno no combate de todos os egos. Semana que vem retorno abordando cada uma em separado e entregando reflexões e disciplinas para compreendê-las e eliminá-las. Vou focar na síntese.

Fraternalmente,

Ulisses Higino

www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário