domingo, 31 de janeiro de 2016

Características do Ego ( Transmutando o Ego em Flor ) - cap.12

Se o sofrimento do próximo produz em mim a revolta é porque me contaminou. Se não sou capaz de auxiliar no tratamento das enfermidades sem me enfermar é melhor despertar a consciência primeiro, para imunizar minha alma.

O planeta não precisa de mais doentes, precisa de auxílio!

---------------------------------

A teoria nos ajuda a ver, isto pode parecer estranho à primeira vista. Vamos relacionar algumas características do ego e todo aquele que se puser a observar a si, caso não tenha nenhum conhecimento do ego, poderá começar a ver o que antes não via.

Temos muitos egos dentro de nós, defeitos psicológicos. Cada um é como uma pessoa, pensa, sente e age, diferentemente dos demais, entretanto se associam para agir. Um dos egos da indisciplina se atrasa para um compromisso, por conta disto surge a necessidade de agir às pressas, esta prática se torna um vício, vira um ego, em consequência surge o ego da ansiedade, surge o desequilíbrio emocional e dependendo das circunstâncias, facilmente a ira entra em ação. A ira normalmente se associa a ressentimentos pois cria agressões, confusões, e da ira surge a vingança.

O ego da gula tem pensamentos, emoções e atitudes características, já o ego da luxúria é diferente, o ego do medo, etc. Quando conseguimos contar até dez, como diz o ditado, e um determinado ego para de comandar nosso corpo, então surge outro ou então se manifesta a pequena parcela de consciência que temos, aí vem a sensatez.

Vale registrar aqui o ditado popular; " Não prometa nada quando estiver feliz, não responda nada enquanto esteja irritado, não decida nada enquanto estiver triste!" Nestas condições o ego costuma tomar conta e criar problemas.

Quando estamos identificados com o ego a consciência fica ausente, adormecida. Nossas mentes vivem uma agitação muito grande, um turbilhão de egos conversando em nosso interior, e por este motivo, muitas vezes estamos com os olhos abertos mas não vemos o que está à nossa frente, não ouvimos, etc.

Os egos agem um de cada vez, ou seja, somente um controla o nosso corpo, mas trocam de comando, uns estimulando o surgimento de outros, conforme colocações acima.

Por conta de alguns hábitos cotidianos uma multidão de egos se alimentam de nossas energias. Pensar, sentir e agir são práticas que dependem de energias. Muitos vivemos jogando energias no lixo, em todos os momentos, com pensamentos, emoções e atitudes mecânicas.

Se descobrirmos alguns hábitos estratégicos e os paramos, eliminamos, por trás destes hábitos, por efeito cascata, uma certa multidão de egos ficará enfraquecida! Assim vamos fortalecendo a alma e ganhando terreno na luta pelo despertar da consciência. Mais à frente neste livro vou traçar algumas disciplinas muito eficientes.


---------------------------------

O ego é uma forma energética, um defeito psicológico; ele pensa, sente e age dominando nosso corpo humano; age um de cada vez, mas se associam para agir; são formas mentais de atitudes inconscientes, atuam no centro intelectual, emocional, instintivo, motriz e sexual.

É muito importante o estudo, leitura e releitura acompanhados de reflexões baseadas em realidades da nossa vida, assim a compreensão vai se expandindo, e esta compreensão é a que nos transforma.

No próximo capítulo vou falar de mais algumas características dos egos.

Fraternalmente,

Ulisses Higino

www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário