sábado, 30 de janeiro de 2016

Ego ( Transmutando o Ego em Flor ) - cap.10

A pele da calça veste a pele que habito; a pele-alma veste o mistério da vida!

---------------------------------

Nós seres humanos temos uma constituição mais complexa que a dos seres nos outros reinos, mineral, vegetal e animal.
Desenvolvemos a habilidade de transformar a natureza criando novos seres (objetos), e fazemos isto de forma muito intensa! De poucos séculos para cá transformamos toda a realidade no planeta terra. 

Toda criação é a transformação dos elementos que estavam em uma forma, colocando-os em outras formas, as criadas.

Nós nos alimentamos e produzimos em nosso interior a energia que se desdobra em vários departamentos. Energia mental, emocional, instintiva, motriz e sexual.

Com a energia mental produzimos os pensamentos, com a emocional produzimos as emoções, com a instintiva produzimos as ações instintivas, com a motor produzimos os movimentos, com a sexual produzimos a energia sexual.

Criamos as formas mentais, emocionais, instintivas, motrizes, e sexuais. Podemos usar a energia mental para criar formas mentais que nos auxiliem na reflexão e depois as liberamos para que estas substâncias, partículas mentais, voltem para a natureza. Algumas guardamos dentro de nós no formato de memórias, até o fim de nossas vidas, memórias úteis. Porém algumas formas mentais são criadas pela inconsciência e ganham vida própria, passam a comandar o corpo e manter a alma adormecida, são os egos!

Os egos são formados nos centros, mental, emocional, instintivo, motriz e sexual. Os egos se desenvolvem atuando em vários centros simultaneamente, pensam, sentem e agem, são exatamente como pessoas dentro de nossas pessoas. As atitudes são os corpos que abrigam a alma destes egos. Atitudes repetidas inconscientemente, movidas pelos ciclos da natureza, ou atitudes geradas pelo desejo de buscar o prazer ou desejo de fugir do desprazer, e também repetidas muitas vezes, como a gula, o medo, etc.

Sete são os pecados capitais e deles se ramificam uma infinidade! Orgulho, inveja, gula, preguiça, ira, prepotência, arrogância, intolerância, impaciência, vingança, luxúria, medo, etc.

Cada ego se multiplica dentro de sua própria natureza. A impaciência se desdobra em egos de impaciência, dos mais grandes aos mais pequenos. Impaciência no lar, no trabalho, no trânsito, na escola, nas conversas, no relacionamento conjugal, etc.

O ego precisa do veículo apropriado para se manifestar, a personalidade. Sugiro a releitura do capítulo "Personalidade".

Existem estratégias que auxiliam grandemente o trabalho para a eliminação do ego e o despertar da consciência. Eliminar o orgulho e despertar a humildade, eliminar a ira e despertar a mansidão, eliminar a gula e despertar a temperança, etc.

Fraternalmente,

Ulisses Higino

www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário