sábado, 5 de agosto de 2017

Exercitando a compreensão (A Consciência) Cap.29

AMIZADE

Força de atração que nasce entre dois seres, imantada pelas afinidades e pelo respeito.

Elo sem amarras, união sem fronteiras, individualidades em comunhão, harmonia, equilíbrio.

Magnetismo que mantém os astros ao redor do Sol (amor) e os concede a liberdade de voarem seguros no espaço infinito!

--------------------------------

Sou professor de música, compositor e cantor. Todas as vezes que vou cantar uma canção me educo para fazê-lo vivendo o sentido do que eu estou cantando, refletindo, buscando compreender, mesmo que a letra da música seja minha.

Como disse, a compreensão é viva, não é estática. Todas as vezes que reflito sobre meus próprios textos o meu entendimento se modifica, passo a compreender com mais profundidade, a observar perspectivas que antes eu não percebia, fazer correções, fazer ampliações, etc.

Quando desenvolvi uma memória desta prática, todas as vezes que canto estimulo esta memória e ela me lembra deste exercício, então eu volto a fazê-lo. Quanto mas exercito, mais forte se torna esta disciplina. Como canto quase todos os dias, faço este exercício com muita frequência.

Este exercício começa a se projetar para outras atividades, começo a limpar a casa em estado de atenção e reflexão, começo a conversar em atenção as minhas palavras e minhas atitudes, começo a me movimentar de forma reflexiva e atenta. Como resultado disto passo a viver em "auto-observação" e colocando a luz da consciência em minha vida.

Com estes exercícios eu sigo conquistando lampejos de compreensões sobre o SER que sou, dia após dia.

O caminho contrário também é verdadeiro, quando cantava sem me preocupar com o sentido das músicas eduquei a minha mente para não buscar compreender as coisas e isto se replicou para todas as minhas ações. Agia sem buscar o sentido para as minhas ações, conversava sem analisar minhas ideias, etc. Praticava a inconsciência. Na verdade, desde criança não fui educado para o despertar da consciência, nem pelos meus pais, nem pelos meus educadores, etc. Fui educado para viver de forma inconsciente e cantar inconscientemente foi apenas um reflexo.

Voltarei a escrever amanhã e acrescentarei um tema que também faz parte da consciência, a "Concentração". Por descuido não o relacionei dentre os demais.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário