domingo, 6 de agosto de 2017

A concentração (A Consciência) Cap.31

Ao ajudar o próximo ajudo a mim mesmo, pois o amor é luz que ilumina a própria fonte!

--------------------------------

A concentração é a atenção concentrada em um único ponto.

Um pouco de areia na palma da mão é inofensiva, um jato de arei concentrado pode fazer relevo em um pote de vidro e sobre a pele pode cortá-la!

A concentração é um poder!

Usamos a concentração quando vamos praticar a meditação ou um desdobramento astral. 

No caso da meditação fazemos um relaxamento para aquietar o corpo, depois tranquilizamos o centro emocional e por último podemos usar de um mantra para silenciarmos a mente. Primeiro a consciência se desliga do corpo, para isto é importante estarmos em um lugar seguro, pois o corpo estará em repouso. Depois a consciência se desliga das emoções. Por último a consciência se utiliza de um mantra para se concentrar nele e silenciar a mente.

Durante a meditação, toda vez que a mente começa a pensar sozinha, a consciência interrompe o pensamento e volta a sua atenção para o mantra. A mente voa para o passado e para o futuro e a consciência a interrompe voltando-se para o mantra.

O mantra é uma memória, uma forma mental. A consciência se utiliza desta ferramenta mental para se concentrar e silenciar a própria mente. Se a pessoa conseguir um alto nível de concentração neste mantra, silenciando todos os níveis da mente, neste momento a consciência se desprende também do mantra e entra em êxtase! Fica livre de todos os veículos e se manifesta na dimensão além do corpo, dos afetos e da mente.

Também podemos usar da concentração em um mantra ou no coração, para sairmos conscientes na dimensão astral. Quando vamos dormir nos concentramos de modo a estarmos conscientes no momento em que o corpo adormece, aí percebemos de forma consciente o desdobramento, o momento em que a nossa alma se desprende do corpo e vai para a dimensão onde acontecem os sonhos. Sonhamos quando estamos inconscientes, se estivermos despertos nos movimentamos da dimensão astral como se estivéssemos andando nas ruas da cidade. 

Para uma pessoa alcançar o êxtase com a meditação é preciso um elevadíssimo nível de concentração. Na meditação a consciência se desprende do corpo, das emoções e da mente, entrando em uma dimensão superior.

Para uma pessoa alcançar o desdobramento astral é preciso um nível de concentração bem menor, comparado com a meditação, é uma prática mais simples, embora existam obstáculos.

Costumamos usar o termo concentração para atividades comuns do dia a dia, mas na minha compreensão, nestas circunstâncias é mais preciso o termo "atenção consciente" e não concentração. A concentração é bem mais profunda.

Em uma sala de aula a eficiência vem da atenção consciente, o estado de presença de forma reflexiva, se auto-observando, atendo ao professor, atento a si, atento ao espaço, etc. Aqui há uma atenção dividida e não concentração.

A concentração é uma faculdade, um poder da consciência, precisa ser desenvolvida. Ela é usada para práticas espirituais específicas.

No próximo final de semana voltarei a escrever, publicar e falarei da importâncias das disciplinas como ferramentas para o despertar da consciência.

Fraternalmente,

Ulisses Higno
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário