domingo, 24 de abril de 2016

Retrospectiva (Transmutando o Ego em Flor) - cap.32

Esta é uma prática apropriada para fazermos antes de dormir.

Antes desta prática e antes das demais que mencionei nos capítulos anteriores, para as pessoas que tenham uma compreensão do poder da oração e sua importância, sugiro que seja feita uma súplica, oração, pedindo por auxílio para conseguir ter resultados conscientes. Cada um faz a sua oração de acordo com seu coração, pedir ao Íntimo, à Deus, à Consciência Cósmica, a Mãe Interior, etc.

* Relaxar;
* Postura cômoda;
* Reconstruir todos os acontecimentos do dia, de trás para frente, com a concentração e imaginação. Rever os momentos antes de deitar-se, o banho, o chegar em casa, enfim, tudo o que nos aconteceu até chegarmos no início do dia, nos momentos em que acordamos. Reconstruir com a imaginação os acontecimentos, o que nos falaram, o  que sentimos, o que fizemos, tudo o que formos capazes de reconstruir.

A imaginação é uma habilidade que pode ser desenvolvida, assim como toda outra habilidade, e é muito necessária para os exercícios espirituais.

Toda pessoa que se dispor a ler um mesmo texto muitas vezes vai começar a desenvolver uma compreensão sobre este texto e esta compreensão vai se expandindo. Este é um outro princípio que me foi ensinado e que é fato, a compreensão é elástica, tanto se desenvolve como pode ser atrofiada.

Quanto mais fazemos a retrospectiva nossa compreensão sobre nós mesmos vai aumentando, é como se estivéssemos lendo um livro, olhando para nós mesmos no final do dia, para tudo o que nos aconteceu por fora e por dentro. Esta é uma prática simples, eficiente e fundamental para o auto-conhecimento. 

Depois de fazermos a retrospectiva em vários dias seguidos começamos a ver com mais clareza muitos egos. E em muitas situações dos dias subsequentes passamos a nos manter preparados psicologicamente, pois sabemos que tais defeitos psicológicos vão agir, assim nos antecipamos a eles e os vamos eliminando. Quem se vê todos os dias por meio da retrospectiva descobre suas mesmices, seus hábitos intelectuais, emocionais, motrizes, instintivos e sexuais, e naturalmente desenvolve em si uma vontade de transformar-se, deixar de ser mecânico.

---------------------------------

Concentração, relaxamento e imaginação são princípios que dão base para a prática da Meditação. Vou falar um pouco desta prática no próximo capítulo.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário