sábado, 9 de abril de 2016

Relacionando temas (Transmutando o Ego em Flor) - cap.22

Vejo a grandiosidade do gesto na intensidade do amor, o carinho puro à uma rosa e o desabrochar do Ser que a ama!

---------------------------------

A direção principal desta obra é traçar algumas características básicas envolvendo todos os egos e sugerir estratégias para o despertar da consciência de forma o mais objetiva possível, sendo esta prática necessária para aproveitarmos o pouco tempo que temos nesta humanidade.

Se encontramos bases que sejam fatores em comum em todos os egos, e se conseguimos enfraquecer estas bases, então podemos enfraquecer toda a legião inconsciente de egos que estão adormecendo a nossa alma.

Já refletimos sobre os fatores "memória", "desejo", "expectativa" e "ansiedade", agora vou fazer uma relação entre estes aspectos. 

As nossas experiências de vida geram memórias de sensações visuais, auditivas, gustativas, táteis e olfativas. Estas memórias são estimuladas por algum fator que nos leve a uma associação com elas, e da lembrança podemos desenvolver um desejo de voltar a experimentar estas sensações.

O corpo sente a necessidade física de se alimentar, a fome, mas o desejo de comer é mental, ele é um vício psicológico. Como se alimentar sem o "desejo"? Isto é possível compreendendo a inconsciência da gula, eliminando este defeito psicológico e despertando a virtude da temperança. O prazer desfrutado com o sabor dos alimentos continua sendo real e uma satisfação do corpo físico, a consciência também desfruta destas sensações porém de forma reflexiva, se alimenta pela vontade consciente e não pelo desejo. A consciência experiente elimina seus defeitos pela compreensão e passa a não criar mais defeitos.

Da mesma forma o Ser consciente tem uma vida conjugal saudável trabalhando com suas energias sexuais por meio da vontade consciente, acompanha o deleite que o corpo físico experimenta, mas elimina de si a luxúria, o "desejo" sexual. Os corpos sentem a atração, magnetismo sexual, e isto é normal, o desejo é mental, hábito. 

O trabalho com os desejos é muito profundo, como disse envolve todos os egos, o desejo da preguiça, do ciúmes, da ira, da inveja, do orgulho, etc. Todos os desejos são inconscientes, escravizam a alma e geram desequilíbrios no interior e exterior.

O trabalho para retirar o desejo das ações simples do dia a dia enfraquece todos os demais egos e nos dá experiências para conseguirmos avançar na eliminação dos desejos mais complexos.

Este livro se relaciona e complementa o outro que escrevi "A alma e o Ego", onde dou detalhes específicos sobre a eliminação de cada ego em separado. Aqui estou relacionando características comum a todos os egos. É importante que isto fique claro.

Fraternalmente,

Ulisses Higino

www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário