sexta-feira, 22 de abril de 2016

Relaxamento (Transmutando o Ego em Flor) - cap.29

Exercício com os olhos fechados (Relaxamento)

Sentar-se comodamente, planta  dos pés no chão, mãos sobre as pernas, coluna reta, postura alinhada.

Caso decidam por fazer esta prática deitados eu sugiro que fiquem deitados de costas, barriga para o teto, mãos ao longo do corpo.

Fechar os olhos, colocar a atenção (consciência), apenas atenção, sem pensar, na cabeça, usando a força da vontade e a imaginação consciente, e relaxar todas as células presentes nos tecidos, ossos, cérebro, etc. Lentamente, suavemente. Com a imaginação vamos passeando pelo corpo.

Colocar a atenção no pescoço e fazer o mesmo e seguir descendo, mantendo sempre um ritmo sereno, lento, suave, na movimentação da atenção e trabalho de afrouxar, relaxar, usando da força da vontade consciente.

Ombros, braços, mãos, região peitoral, abdomen, costas, coluna, órgãos internos, quadril, coxas, joelhos, pantorrilhas, pés.

Terminado o processo dirigir a atenção usando a imaginação e a vontade, para todo o corpo. Se a prática for bem feita, com leveza, calma, ritmada em um compasso lento, a pessoa poderá sentir todo o corpo em um estado de harmonia, envolvido em uma vibração de tranquilidade.

Este exercício é muito bom como um gesto de amor para com o corpo, passear a energia da consciência por todas as partículas deste amoroso veículo que temos. Contribui para pararmos de viver de forma agitada, para irmos nos educando para o viver sereno (a serenidade é fundamental para a expressão da consciência). Muito bom para ser feito antes de deitar, e uma ou duas vezes em diferentes momentos do dia, e antes de qualquer prática de natureza espiritual, como a "Retrospectiva", a "Meditação", "Desdobramento Astral", etc.

Nos momentos em que não se pode ser feita a prática completa podemos apenas nos colocar em uma postura cômoda e respirar suavemente, com profundidade e leveza, inalando e exalando o ar com serenidade, por umas três vezes, e em seguida colocar a atenção, imaginação e vontade para relaxar todo o corpo de uma só vez. Isto pode ser feito com até um minuto, portanto podemos usar deste artifício em um momento que formos a um banheiro, ou em um local onde possamos estar seguros, como um escritório com as portas fechadas, no horário de almoço, etc.

Não é recomendável fazer esta prática em ambientes abertos, pois ao fecharmos os olhos ficamos vulneráveis, e seria muito estranho, fora de lugar, ficar fazendo um relaxamento em momentos e lugares inadequados. Cada coisa em seu lugar apropriado e um lugar apropriado para cada coisa.

---------------------------------

Quando uma pessoa começa a fazer estes exercícios inicia um processo de se fazer consciente da falta de controle sobre a atenção (falta de concentração), pois começa a ser vitima da inconsciência e por muitas vezes sua atenção é carregada pelos egos, para o passado ou futuro, adormecendo a consciência em tagarelices, fantasias, emoções negativas, etc. A pessoa volta a atenção para a prática e de vez em quando sua consciência adormece, depois retorna para a prática, etc. Isto também acontece no dia a dia, estamos conversando ou escutando alguém, de olhos abertos, dirigindo, trabalhando, e a consciência adormece, ficamos de corpo presente e alma ausente.

Nossa mente foi educada para ficar solta, sem a presença da consciência, e nesta condição os egos a controlam. Para o despertar da consciência é preciso o processo de reeducação, aos poucos ir mostrando pra mente que ela deve estar passiva e a serviço da consciência. É o mesmo processo de desintoxicação de qualquer vício, requer paciência, continuidade, perseverança, muito  amor. A mente precisa ser educada para ser controlada pela alma, consciência, e a presença desta luz precisa estar de instante a instante purificando a mente.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário