domingo, 17 de abril de 2016

Impulsividade (Transmutando o Ego em Flor) - cap.27

A impulsividade nos leva a ação sem reflexão, por impulso, indica a falta de controle interno.

A consciência nos proporciona paz interior, à medida que ela vá se manifestando com mais frequência, maior a liberdade do Ser em relação a inconsciência dos egos. Inconsciência é limitação, sofrimento, ignorância, dor.

Todos os egos são desejos, desejo de se satisfazerem. A ira tem o desejo de brigar, a preguiça tem o desejo de ficar no ócio, o medo tem o desejo de fugir, assim são todos os defeitos, cada um com sua característica peculiar.

Uma boa forma de combater a impulsividade é a prática da prudência, vou citar algumas disciplinas.

* Educar-se para realizar as atividades com tempo de sobra, para retirar a necessidade das ações apressadas e trabalhar para agir com serenidade e de forma reflexiva;

* Antes das refeições evitar o hábito de ficar beliscando, degustando os alimentos. Primeiramente se educar para aprontar o prato, sentar-se à mesa, e antes de comer fazer uma pequena oração de agradecimento. Depois da refeição deixar todo o ambiente arrumado e limpo. Aos poucos vamos enfraquecendo pequenos hábitos da gula e aprendendo a ter ações ordenadas, organizadas, o que requer reflexão;

* Ao sairmos para fazer compras ou cumprir compromissos fazer uma lista para ser seguida em ordem de prioridade;

* Durante as refeições mastigar os alimentos com calma;

* Antes de dormir fazer uma oração, ao acordar deixar o  quarto em ordem;

* Organizar uma agenda para as atividades diárias e realizá-las em ordem de prioridade.

Como estas atividades fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa, se tornam uma boa referência para exercícios frequentes de auto controle, para o desenvolvimento de ações reflexivas e serenas. Depois que desenvolvemos a prática nestes momentos oportunos, nossa mente vai se educando para esperar o comando da consciência em todas as demais circunstâncias, vai aprendendo que primeiramente vem a reflexão e o comando do SER.

A ordem e organização são disciplinas que se tornam instrumentos muito eficientes para a manifestação da consciência. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. E é bom aliar esta prática ao agir sem desejos, mantendo a serenidade mesmo quando não for possível manter a ordem, apenas agindo pela vontade consciente, não por resultados finais, a ação da consciência em si é o resultado, a alma pulsando!

Quando vamos treinar um exercício de matemática podemos repeti-lo muitas vezes e pela repetição vamos aprendendo a corrigir os erros de raciocínio e dominando as fórmulas até começarmos a acertar. Em relação ao ego, estão diluídos durante o dia e podemos nos perder por não sabermos a hora em que vão aparecer. 

Se pudéssemos fazer a ira se manifestar dez vezes seguidas para podermos observá-la com calma e exercitar a reflexão, auto-observação e a prática de eliminar este defeito, então os resultados certamente seriam eficientes, mas isto não acontece.

No caso das disciplinas que citei, os momentos são previsíveis, definidos, com hora marcada e por isto podemos nos armar para lutar com os egos que se manifestam neles, e todos os dias podemos repetir os exercícios. É prudente iniciarmos um trabalho estabelecendo bases seguras, depois a consciência vai traçando suas estratégias para as demais situações.

Estas são algumas sugestões para nos educarmos para enfraquecer a impulsividade e fortalecer a reflexão, auto-observação. Consequentemente a consciência se expande e segue se libertando dos egos impulsivos em todos os demais sentidos.

Havendo um controle sobre a impulsividade temos um trunfo contra todos os egos, pois todos são impulsivos.

Como citei anteriormente o ego é uma prisão, se a pessoa não tem merecimentos, mesmo havendo disciplinas eficientes, talvez não tenha força interior para avançar.

(este livro é para reflexão, leitura e releituras atentas, assim a compreensão se expande).

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário