sábado, 30 de abril de 2016

Considerações sobre a prática "Retrospectiva" (Transmutando o Ego em Flor) - cap.33

A sujeira facilmente se instala e depois deixa suas marcas, a limpeza só se mantém com trabalho.

Todo ego, vício, facilmente se instala e quanto mais permanece, mais dependência gera, escraviza. Toda virtude, consciência, só desperta mediante esforços conscientes e quanto mais permanece, mais se purifica, elimina de si os egos, menos dependência gera, liberta!

Para criar defeitos não há pré requisitos, são gratuitos e estão ao alcance de todos, a qualquer momento, surgem da inércia, inconsciência, quem não os tem?

Preguiça, arrogância, orgulho, inveja, ciúmes, impaciência, ira, mentira, etc.

Para despertar virtudes existem regras, disciplinas, é necessário força de vontade, trabalho. Estão ao alcance de todos mas raros as fazem brotar na alma. O ouro é precioso porque é raro, se fosse comum não teria valor.

---------------------------------

A prática da retrospectiva, embora seja simples, se torna complexa e difícil pelo auto grau de inconsciência que estamos. Aqueles que tentarem fazer esta prática vão perceber a luta que será necessária para desenvolver a concentração e conseguir fazer a prática completa.

Com o tempo, havendo dedicação sincera, os resultados vão aparecendo. Vale à pena insistir com esta prática, ela é uma ferramenta de valor inestimável para o auto-conhecimento e consequentemente o despertar da consciência.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário