domingo, 24 de abril de 2016

Imaginação (Transmutando o Ego em Flor) - cap.31

Outra prática que nos permite exercitar o controle de si por meio da concentração e imaginação é a "Concentração no Coração".

Prática:

* Realizar o exercício em um local e horário apropriado, por exemplo, na cama antes de dormir, ou na cama após o despertar, ou outros momentos/locais oportunos;

* Fazer um relaxamento;

* De olhos fechados observar atentamente o coração por meio da imaginação consciente, seu formato externo, suas partes internas, seu movimento, o sangue que chega e que sai, seu tecido, e todos os detalhes que se conseguir imaginar. Dependendo da sensibilidade no momento da prática podemos sentir fisicamente o pulsar do coração enquanto trabalhamos com a imaginação e concentração.

Sempre que a atenção divagar trazê-la de volta ao foco.

O tempo de duração depende da disponibilidade de cada um e do preparo psicológico. O que aprendi e vejo como muito sensato é começarmos fazendo práticas pequenas, para nos educarmos para elas, depois aumentamos o tempo gradativamente.

---------------------------------

Aprendi com um professor de almas que imaginação é diferente de fantasia. Imaginar é reconstituir a realidade como ela  realmente é, fantasia é criar imagens mentais de coisas que não existem. A alma, consciência, imagina, o ego fantasia. 

As fantasias são muito comuns em nosso dia a dia, são ações dos egos. Fantasias da gula, da luxúria, do ciúmes, do eu do roubo, do medo, etc. Os egos se alimentam por meio das fantasias, se nos disciplinamos para eliminarmos o vício de fantasiar vamos tirar uma grande fonte de alimento para todos os egos.

Outra prática onde trabalhamos a imaginação e a concentração é a retrospectiva diária, também a aprendi por meio do professor que citei acima. Vou falar sobre esta prática no próximo capítulo, embora já tenha falado sobre ela em outras obras.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário