sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Viver é ser responsável (O Amor e a Política) cap.59

Os lábios, quando temperados são, de afeto, carinho e delicadeza, beijam feito paraíso-rosa, e neste céu, feliz é o anjo beija-flor que ali se aninha!

---------------------------------

Preciso cuidar do meu centro mental, emocional, instintivo, motriz e sexual, senão vou sofrer as consequências do desequilíbrio. 

Além de cuidar do meu corpo, vivo em sociedade e por isto preciso cuidar dos meus filhos, preciso cuidar das minhas amizades, preciso me relacionar com as pessoas no mercado, na farmácia, na padaria, etc. 

Além destas necessidades eu vivo em comunhão com toda a natureza, por isto eu preciso preservar o meio ambiente, respeitar os animais, não poluir, não desperdiçar, etc.

Além destas necessidades eu vivo em um país que se relaciona com outros países, e por isto eu preciso ter uma consciência do que está acontecendo no planeta. O que está acontecendo no outro lado do mundo pode afetar o Brasil e vice versa. Estamos todos conectados.
 
Um presidente pode atuar de forma inconsciente e prejudicar o nosso meio ambiente, acelerar o desmatamento da Amazônia, entregar as riquezas naturais do país para exploradores estrangeiros, levar a nossa sociedade para uma ruína... Os problemas ambientais poderão afetar o clima do planeta, os brasileiros poderão fugir do país e gerar problemas em outros países, a pobreza poderá gerar epidemias que se espalharão pelo mundo, etc.

Como cidadão eu preciso me tornar mais consciente e atuar no meu condomínio, na minha cidade, no meu estado, no meu país, no planeta. Mesmo que a minha atuação seja  pequena, eu preciso dar a minha contribuição.

Viver é uma responsabilidade!

Estou falando do que está acontecendo no meu interior, de acordo com o meu nível de consciência. Cada pessoa tem um tempo diferente, desenvolve a sua maturidade como SER dentro de perspectivas diferentes. Falo, escrevo, atuo para colocar as minhas energias no mundo, para que talvez outros possam usá-las como referência. 

Um livro pode impulsionar o despertar de certo nível de consciência em uma grande parcela da humanidade, as ações de uma pessoa podem gerar transformações sociais em grande escala. Mas também podemos contribuir para pequenas transformações e tudo é muito válido! Por outro lado, as inconsciências de uma pessoa podem impulsionar o sofrimento em uma grande parcela da humanidade... Os vários ditadores que atuam e atuaram no nosso planeta são exemplos bem claros do que estou falando...


No próximo capítulo vou escrever sobre "Debates".

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário