sábado, 13 de outubro de 2018

Consciência ou inconsciência? (O Amor e a Política) cap.56

O tempo são as pegadas do viajante imortal dentro da eternidade!

---------------------------------

O certo e o errado para mim são questões do momento, de acordo com a minha compreensão, valores meus. Amanhã eu mudo e meus valores mudam. Sou consciente que cada pessoa tem o seu certo e o seu errado, de acordo com a sua percepção, sua compreensão.

Neste livro eu compartilho reflexões, um exercício para manter-me vivo, participar da nossa sociedade da forma como eu me sinto capaz.

Compreendo que os seres humanos temos uma tendência de nos sentirmos atraídos pelo belo e nos afastarmos do que fuja dos padrões de beleza que criamos e nos condicionamos a ver como verdadeiros. Mas, a beleza é relativa, são padrões criados. Por este prisma vejo que tenho a tendência de buscar a beleza, seja negra, branca, de qualquer raça, e tenho a tendência de me afastar do que não seja belo, também de qualquer raça. Pessoas acima do peso, de qualquer raça ou cor, pessoas com limitações físicas, de qualquer raça ou cor, pessoas que vivam na miséria, de qualquer raça ou cor, pessoas arrogantes, de qualquer raça ou cor, etc. Existem valores que fui condicionado a ter como referências e sinto que isto acontece de um modo geral, é a minha compreensão. Aos poucos trabalho para desconstruir valores, egos, energias condicionadas, aprendendo a amar a essência no interior das formas.

Imagino que o bom senso, no geral, vê que os mais fortes se sobrepõem aos mais fracos e muitas vezes usam deste poder para oprimir, para impor suas vontades. Os armados usaram esta vantagem e escravizaram, e mataram tribos indígenas, e invadiram povos e os dizimaram... Os homens, se iludiram com a sua força bruta, se achando superiores as mulheres, e as oprimiram e continuam oprimindo. Hoje em dia o machismo diminuiu bastante, mas ainda está bem presente. O racismo, o machismo, a homofobia, xenofobia, etc, etc, etc... Criamos muitos egos separatistas, geradores de conflitos, problemáticos.

Percebo como um sinal de crescimento espiritual o SER que respeita uma formiga, que respeita uma flor, que respeita todas as raças, que respeita os seres que sejam mais fracos que ele, que respeite o próprio corpo, que compreenda a importância do bem estar do coletivo, da harmonia, da ausência de competições e da presença da colaboração!

Nosso planeta terra é um palco armado com uma diversidade incrível de níveis de consciência nos seres humanos. Uns estão no nível primitivo, agridem, estupram, assassinam; outros estão no nível do fanatismo religioso, matam por Deus, agridem infiéis, lutam por Deus (como se Deus necessitasse de formigas para defendê-lo...). Outros estão no nível das vaidades, desejam fama, desejam aparecer; outros estão no nível das competições, brigam por títulos, se tornam torcedores fanáticos por ídolos que nem os conhecem; etc, etc, etc... Todos estão certos dentro da sua perspectiva, todos estão com a verdade. Mas, quando as verdades se confrontam, o bom senso com certeza nos mostra o que deve ser consciente ou inconsciente.

Estou cheio de limites, egos, que criei juntamente com os demais seres humanos, estamos juntos nesta sociedade que criamos. Agora estou cheio de valores para desconstruir, muitos egos para transmutar em virtudes.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário