sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Autoconhecimento (Introdução)

Para pilotarmos um carro precisamos aprender como ele funciona e depois de muitos exercícios educamos o nosso centro motriz para conduzir os pés nos pedais, as mãos no volante e outros comandos, e a visão para nos orientarmos pelos retrovisores, vidros dianteiro e traseiro.

Para usarmos um celular precisamos aprender a manuseá-lo. Para cozinharmos precisamos aprender a refogar, fritar, cozinhar, várias receitas, etc.

Nós, seres humanos, somos universos que nascem de um útero, se desenvolvem, envelhecem e morrem. Mas não nascemos com um manual de instrução, precisamos construí-lo. Precisamos aprender sobre nós mesmos, assim como aprendemos sobre outros assuntos. Aprender a dominar os pensamentos, emoções e o corpo; aprender sobre a consciência, a vontade, o desejo; aprender sobre os egos, sobre as dimensões, sobre a alma; etc.

Nós estamos construindo muitos saberes relacionados com a natureza, fazendo descobertas nas áreas da ciência, tecnologia, meio ambiente, medicina, etc.

Criamos a roda, desenvolvemos para a carroça, carro, trem, navio, avião, foguete, computador, celular, etc. Para cada aparelho que criamos, criamos junto manuais de instrução sobre como usá-los.

Com relação a nós mesmos, percebo que ainda estamos com limitações sobre nos autoconhecermos... Ainda estamos competindo, destruindo a natureza, fazendo guerras, vivendo de forma egoísta. O nosso nível de consciência está em um estado muito primitivo e isto podemos observar por nossos atos aqui neste planeta.

Neste livro vou fazer reflexões sobre o autoconhecimento, buscando contribuir de alguma forma para formularmos nosso manual de instrução. Busco oferecer informações que talvez possam somar com as muitas que tantas outras pessoas fizeram e continuam fazendo, neste mesmo sentido.

Voltarei a escrever amanhã.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário