domingo, 7 de outubro de 2018

Lições de vida (O Amor e a Política) cap.53

Consciência, cada gota de ignorância que se transforma em luz. Alma no escuro não enxerga o amor!

---------------------------------

Vou fazer um complemento de um parágrafo que escrevi  no capítulo anterior:

"O desafio é entrar na batalha e manter a gentileza, a educação, eliminar a ira, agir com serenidade, com respeito, sem fazer inimigos!"

Retiro a frase: "...sem fazer inimigos!"  Isto não me cabe, pois não tenho o poder de decidir pela ação das demais pessoas. As vezes as pessoas se tornam nossas amigas ou inimigas independente do que façamos. Vejo que mais consciente é a expressão " sem me tornar inimigo das pessoas, independente se elas se tornarão ou não minhas inimigas. Posso desenvolver o poder sobre as minhas ações, não sobre as ações dos demais.

O "desafio" é meu, eu é quem vejo como desafio, as pessoas eu não sei, cada um tem suas posições.

---------------------------------

Em toda a história da nossa humanidade vivemos muitos acontecimentos cruéis, guerras, terrorismo, inquisição, Apartheid, Ku Klux Klan... Estes acontecimentos parecem montanhas de barro diante dos poucos que são preciosos, que se parecem com ouro, raridades. O ouro é lindo por ser raro, se fosse comum seria barro.

Podemos ver a vida como uma sequência de ensinamentos ou não, observo que necessito manter-me reflexivo para manter-me vendo os acontecimentos como lições. Quando me esqueço eu me identifico com a vida e me revolto. Dentro desta perspectiva Hitler foi um grande professor, deu duras lições... Mostrou o que o ódio, o orgulho, a ditadura e outros valores podem fazer. Deixou um rastro de destruição, tristeza, traumas... Quantas vidas envolvidas nas lições deste professor!
O povo alemão parece que aprendeu com as lições, pois hoje em dia estão entre as primeiras nações com maior índice de desenvolvimento humano no planeta. Outras sociedades parecem que não aprenderam com Hitler, pois demonstram sinais de que estão dispostas a repetir aqueles sofrimentos...
As doenças são professoras, nos educam, e os bons alunos aprendem a se alimentar melhor, a cuidar melhor da saúde bucal, a fazer exercícios, etc. Alguns alunos não aprendem e seguem errando e produzindo sofrimento para si e para os demais a sua volta... 

Aqui no Brasil estamos vivendo momentos que podem estimular grandes aprendizados! Independente do resultado final das eleições, estamos revelando valores psicológicos de muitos brasileiros. Os candidatos para a presidência da república estão sendo professores interessantes. Em todas as outras eleições que presenciei, eu não tive maturidade para aprender com elas, fiquei ausente, praticamente nulo. Esta eleição me tocou a alma profundamente, comecei a despertar um aspecto da minha consciência que estava completamente adormecido.


No próximo capítulo vou falar sobre a minha situação eleitoral.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário