sábado, 11 de junho de 2016

A educação e o respeito ao livre arbítrio (Transmutando o Ego em Flor) - cap.61

O infinito é um casal enamorado, um se chama morte, outro é chama viva!

------------------------------

Compreendo que uma forma de respeitar o livre arbítrio das pessoas é retirar de si os defeitos que levam ao ato de induzir, tentar convencer, tentar converter, determinar o que as pessoas devem ou não fazer, coagir, dar ordens, demonstrar descontentamento com as atitudes alheias, etc.

Mesmo estando na posição de comando, como pai, como coordenador de um grupo, etc, tenho a liberdade de pedir por favor ao invés de dar ordens. As pessoas são livres para atenderem ao meu pedido ou não e mesmo que eu fosse um patrão e desse ordens o funcionário sempre seria livre para obedecer ou não. Nos casos em que um funcionário não se adeque ao cargo tenho o direito de demiti-lo e mesmo assim não necessito ser mau educado para fazer isto.

Para respeitar o livre arbítrio alheio uso como principal fundamento desenvolver a virtude da "Educação", em outras palavras "Gentileza". A educação tem vários aspectos e um deles é o respeito ao livre arbítrio. Quanto mais desperto a virtude da educação, mais facilmente descubro os egos que desrespeitam o livre arbítrio alheio. Quanto mais aprendo a respeitar os semelhantes, mais aprendo a respeitar-me.

Nesta jornada sigo pacientemente, os resultados são graduais. Havendo este foco, despertar a virtude da educação, naturalmente tenho desenvolvido a habilidade de descobrir os egos que me impedem, que adormecem esta virtude tão nobre. Cuidado com as emoções, com os pensamentos, com as palavras, com as atitudes, nestes aspectos se movimentam os hábitos que desrespeitam o livre arbítrio.

O ego é inconsciência, ele se acha o dono do mundo, ele é arrogante, ele desacata, ele faz imposições, ele humilha, etc.

Busco o despertar da consciência, a liberdade do Ser que sou, não há sentido em buscar ser livre e não respeitar o próximo.

No próximo capítulo vou desenvolver algumas reflexões sobre o bem e o mal e sobre as atitudes religiosas desejosas de converterem todos para a luz.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário