sexta-feira, 17 de junho de 2016

Algumas causas do desrespeito ao livre arbítrio (Transmutando o Ego em Flor) - cap.63

Enquanto não me encontro, vivo perdido em toda parte. Quando o amor nasce em meu jardim, vivo em flor a cada instante, em cada olhar!

------------------------------

Nos últimos capítulos fiz reflexões sobre o respeito, relacionando esta qualidade com as virtudes da tolerância, paciência, resignação, perdão e o respeito ao livre arbítrio. Menciono estas virtudes como sendo partes essenciais do respeito, mas é claro que o respeito é muito complexo.

Agora vou fazer uma relação entre estas virtudes.

A intolerância gera o preconceito, o preconceito gera a discriminação, ela alimenta a ira, a ira agride, critica, desrespeita o livre arbítrio alheio, a liberdade dos outros de serem como são.

A impaciência é movida pelo desejo por um resultado, deste desejo surge a expectativa e esta gera a ansiedade que desequilibra a consciência, gera uma turbulência emocional. O não saber esperar pelo tempo do outro para aprender, ou não saber esperar em qualquer situação, estes atos nos fazem perder a serenidade e sem ela a consciência não consegue se manifestar, não consegue controlar o corpo. A impaciência gera a ira, as discriminações, a revolta, as críticas, as ofensas, as agressões físicas ou psicológicas. A impaciência gera o desrespeito ao livre arbítrio, agredimos as pessoas por serem o que são.

Os ressentimentos geram o desejo de vingança, alimentam a ira, as agressões físicas ou psicológicas, alimentam o desrespeito ao livre arbítrio.

A falta de resignação gera a revolta, o estado emocional irritadiço e nesta condição facilmente a pessoa fica intolerante para com as ações alheias, a ira fica presente, e pela ira surgem as ofensas, as agressões, etc. A falta de resignação nos leva ao desrespeito ao livre arbítrio da natureza de ser como é, e nos leva a desrespeitar o livre arbítrio dos outros seres humanos a nossa volta.

A arrogância, a prepotência, a cobiça, a vaidade, o orgulho e muitos outros defeitos geram o desrespeito ao livre arbítrio. Pelo ego agimos para superar os demais, para ter mais, para explorar, acumulamos riquezas, desequilibramos a sociedade, criamos a pobreza, sufocamos o ser do próximo de muitas formas, tiramos dos seres a liberdade.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário