domingo, 27 de março de 2016

Exercitando a consciência (Transmutando o Ego em Flor) - cap.18

Eu... pássaro
Eu... brisa
Eu... caminhar
Eu... submerso

Borboleta sou
Universo 
Sou
A formiga e a avelã

Eu... lágrima
Eu... beijo-luz-manhã
Eu... ser de paz
Eu... mal já fiz

Plenitude sou
Flor de liz 
Sou
A cantiga e a maçã

---------------------------------

Exercitando a consciência

A natureza da memória nos permite criarmos instrumentos para exercitarmos a consciência, para que ela se expresse, para que ela se torne auto-consciente.

A disciplina, a linguagem, a matemática, a geometria, a lógica, etc.

A retrospectiva diária, as técnicas envolvendo a imaginação como instrumento para exercitar o relaxamento, concentração e meditação, as orações para canalizarmos energias nos comunicando com a Consciência Cósmica, o uso das memórias para exercitar a reflexão, etc. O uso da lógica para criarmos estratégias para administrar o  lar, o trabalho, os estudos, etc.

Para um uso saudável dos recursos da mente vejo como importante que a consciência esteja no comando, sempre atenta de que os pensamentos são instrumentos apenas, a consciência não é pensamentos, nem sentimentos, nem movimentos, nem instintos, ela os usa para se expressar e se desenvolver. Enquanto um ser esteja identificado, se achando pensamentos, estará vulnerável aos egos, isto eu o experimentei.

O despertar da consciência nos leva a um estado gradativo de percepção de si nos distinguindo dos pensamentos, passamos a sentir nosso Ser, mas é devagar, em níveis que vão crescendo de acordo com o avanço do despertar. Quanto maior a auto-consciência, maior o controle sobre os pensamentos, sentimentos e ações, maior o controle de si.

Se mente não for sabiamente usada ela fica descontrolada e sufoca a consciência envolvendo-a em uma tagarelice incessante, com muitos sonhos, fantasias.

Estas palavras são para serem conferidas, experimentadas, comprovadas e não para serem aceitas.

Fraternalmente,

Ulisses Higino

www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário