terça-feira, 15 de novembro de 2022

Quantos Infernos Existem? (Reflexões)

Entendo pouco sobre os buracos negros da astronomia. Acho que a raiva deve ser parecida no sentido de ter um grande poder de atrair e absorver as pessoas ao redor, envolvendo-as pra destruir a paz, a amizade, a confiança... Destruir o amor.
.
Não sou religioso e não frequento nenhuma religião. Respeito todas. Mas gosto de fazer reflexões sobre a existência a partir da espiritualidade, da psicologia e filosofia...
.
Embora não conheça o inferno das religiões, vejo que a raiva é um inferno bem conhecido por nós. Um inferno que criamos e que gera dor e sofrimento por dentro e busca levar essa dor e sofrimento pra fora...
.
Acho que o medo gera o mesmo efeito na maioria: nos paralisa. Envolvidos nele temos dificuldade de falar, de mover o corpo, de pedir socorro. Já a raiva gera movimento, induz à agressão com palavras e gestos. O medo parece um inferno que implode e a raiva um inferno que explode.
.
Um cara usou de um tom ameaçador comigo e eu fiquei tranquilo observando. Silenciei e saí de cena. Ele era do tipo parrudo, musculoso e eu do tipo poeta, yogue! Hahahahah
.
Se brigássemos e eu saísse machucado? Meu orgulho ferido poderia dominar-me e levar-me a arquitetar uma vingança, e poderia matá-lo, dependendo do nível do ódio. Ele certamente viveria com medo de ser pego em alguma quebrada ou de eu machucar alguém da família. INFERNOS.
.
E se na briga ele saísse na pior? Eu, depois de machucá-lo, viveria com medo do ego da vingança dele e perderia a minha paz... INFERNOS. As duas partes no inferno.
.
Não vejo fim nesse buraco chamado inferno, quando caímos nele. Melhor não entrar. Nele ninguém ganha, todo mundo perde.
.
Numa briga não há forte. Uma simples faca, pau, ferro, pode dar fim à vida de qualquer musculoso.
.
Inferno...
.
50 pessoas vivem em harmonia e basta uma ignorante no grupo pra gerar discórdias e criar um inferno em um condomínio...
.
Bem, felizmente existe o Céu! Esse é assunto pra talvez outra reflexão.
.
Inferno: medo, raiva, ciúmes, arrogância, preconceitos, provocações, disputas, críticas, julgamentos pejorativos, impaciência.. Quantas garras esse bicho tem?!
.
Com todo respeito a Bolsonaristas, ele me parece uma porta aberta pro inferno, com uma sede insaciável de arrastar pra si os justos e os injustos. Me envolveu em muito ódio no início, agora sinto que estou caindo fora desse buraco.
.
Espero transformar o meu inferno em um Céu, se eu conseguir sobreviver aos infernos alheios enquanto busco essa construção.
.
É dureza manter a paz sendo provocado pelos infernos alheios. Feito pra atleta de alto rendimento na arte de não ser ignorante.
.
Ulisses Higino
Pode ser uma imagem de céu e árvore
Ednéa Sanches, Leslie Nogueira de Medeiros e outras 3 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário